Viagem apostólica

Em voo aos Emirados Árabes, Papa presenteia jornalistas com ícone

Papa Francisco no avião rumo a Abu Dhabi saúda os jornalistas e lhes presenteia com cópia de um ícone sobre a relação jovens e anciãos

Da redação, com VaticanNews

No voo aos Emirados Árabes, Papa saúda jornalistas que o acompanhavam na viagem / Foto: REUTERS – Tony Gentile /Pool

O Papa Francisco chegou aos Emirados Árabes Unidos por volta das 21h48 locais (15h48 de Brasília) deste domingo, 3, e permanecerá no país até terça-feira, 5. Esta é a primeira vez que um Pontífice visita a península arábica.

No voo rumo a Abu Dhabi, o Papa saudou os jornalistas que o acompanhavam na viagem. O diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, introduziu o momento da saudação de Francisco com as seguintes palavras:

“Santo Padre, parece ontem – era ontem – que estávamos em voo de retorno do Panamá. Entre as muitas manifestações de acolhimento havia uma da comunidade muçulmana do Panamá que recitava: ‘Bienvenido Papa Francisco, hombre de Paz’. Com esse espírito creio que o aguardam nos Emirados, como homem de paz, para reforçar o diálogo”.

O Papa inicialmente agradeceu aos jornalistas pela presença e em seguida acrescentou: “Esta manhã [de domingo] recebi a notícia de que em Abu Dhabi chovia e isso naquele lugar se pensa como um sinal de bênção. Esperamos que tudo corra assim”.

Depois Francisco continuou: “Trouxe para vocês um ícone feito no mosteiro de Bose, a cópia, a fim de que levem para casa. É sobre o tema do diálogo entre os anciãos e os jovens. Tenho isso muito a peito e creio que seja um desafio”.

O ícone, distribuído aos jornalistas pelo prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffinni, representa um monge jovem que carrega nas costas um monge ancião.

Na habitual passagem entre os jornalistas para saudá-los pessoalmente foram doados ao Papa doces preparados por monjas que assistem os enfermos. Foi contada ao Pontífice a história de um médico dos Emirados que estudou na Itália e que nestas semanas, por ocasião da viagem e como homenagem a Francisco, decidiu operar gratuitamente uma centena de crianças vítimas da guerra no Iêmen.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo