Papa chega a Bangladesh, segunda etapa de sua 21ª viagem apostólica

Francisco encerrou sua passagem por Mianmar nesta quinta-feira, 30, e seguiu para Bangladesh onde foi recebido pelo presidente bengalês

Da redação, com Rádio Vaticano e Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco deixou Mianmar, nesta quinta-feira, 30, e se dirigiu para Bangladesh, segunda etapa de sua 21ª viagem apostólica internacional.

O avião papal aterrissou no aeroporto internacional de Daca, capital do país, às 5h da manhã, horário de Brasília. Ao descer do avião, o Papa foi acolhido pelo Presidente bengalês, Abdul Hamid. Duas crianças, com vestidos tradicionais, ofereceram ao Papa flores e um vaso de terra que foi abençoado pelo Pontífice.

Acolheram também o Papa demais autoridades políticas e civis, bispos, fiéis e quarenta crianças que dançaram tradicionalmente conforme os costumes do país.

Ao término da cerimônia de boas vindas, o Santo Padre seguiu de carro para o Memorial Nacional aos Mártires em Savar, onde foi acolhido por algumas autoridades civis que o conduziram até o Monumento onde está a Guarda de Honra. Ali o Papa colocou uma coroa de flores. Ao longo do caminho de volta, o Santo Padre assinou o Livro de Honra e plantou uma árvore no Jardim da Paz.

Concluída a visita, ele se dirige ao Bangabandhu Memorial Museum para uma homenagem ao Pai da Pátria, Sheikh Mujibur Rahman. Lá, ele é acolhido por alguns familiares do Pai da Nação e se recolhe em oração silenciosa, além de assinar o Livro de Honra. Por fim, ele se dirige ao Palácio Presidencial para a visita de cortesia ao presidente de Bangladesh. 

Agradecimento

Após finalizar a primeira etapa de sua visita a Mianmar, Francisco enviou um telegrama de agradecimento aos moradores de Mianmar e ao presidente do país, Htin Kyaw, momentos antes de partir do aeroporto.

O Pontífice agradeceu efusivamente “à acolhida calorosa e generosa” do povo e os abençoou com preces “fervorosas para a harmonia e a paz na nação”.

Leia o telegrama na íntegra a seguir:

“Sua Excelência, Htin Kyaw
Presidente da República da União de Mianmar

Deixo Mianmar para dar continuidade à minha viagem apostólica a Bangladesh, renovo meus sinceros agradecimentos à Sua Excelência, o governo e aos amado povo de Mianmar por sua calorosa e generosa hospitalidade. Invoco bençãos divinas para todos vocês e ofereço a certeza de minhas orações por harmonia e paz na nação.”

Leia também

.: Historiador faz panorama de Mianmar e Bangladesh, que recebem o Papa
.: Papa Francisco envia mensagem à Bangladesh por ocasião de sua visita

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo