Nesta sexta e sábado

Veja como será a viagem do Papa Francisco à Fátima

Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela TV Canção Nova

Da redação, com Rádio Vaticano

Francisco chega a Fátima nesta sexta-feira e permanece até sábado / Foto: Santuário de Fátima

Papa Francisco chega nesta sexta-feira, 12, a Fátima, Portugal, para as celebrações do centenário das aparições e para a canonização de dois dos videntes que viram Nossa Senhora. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela TV Canção Nova.

O Santo Padre deve chegar ao país por volta das 12h20 (horário do Brasil – 16h20 em Portugal), ali mesmo no aeroporto fará uma breve visita à Capela da Base Aérea de Monte Real. Em seguida, irá se deslocar até o Estádio de Fátima e fará um trajeto em carro aberto até o Santuário de Fátima.

O primeiro compromisso oficial será as 14h15 (horário do Brasil – 18h15 em Portugal), com a visita à Capelinha das Aparições, onde irá se deter em oração. Ali vai pronunciar, entre outras palavras, na sua oração: “Seremos, na alegria do Evangelho, a Igreja vestida de branco, da alvura branqueada no sangue do Cordeiro derramado ainda em todas as guerras que destroem o mundo em que vivemos”.

Francisco irá recordar ainda o exemplo dos bem-aventurados Francisco e Jacinta, os pastorzinhos que ele vai canonizar neste sábado, 13, e de todos os que se confiam à mensagem do Evangelho.

“Percorreremos, assim, todas as rotas, seremos peregrinos de todos os caminhos, derrubaremos todos os muros e venceremos todas as fronteiras, saindo em direção a todas as periferias, aí revelando a justiça e a paz de Deus”, diz a prece, que se conclui com a consagração do Papa a Virgem do Rosário de Fátima.

Em seguida Francisco irá depositar seu presente junto à imagem, uma Rosa de Ouro, dom específico dos Pontífices a Santuários marianos.

Antes de se retirar para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde passará a noite, Francisco permanece ainda alguns minutos em oração silenciosa na Capelinha.
Ainda na sexta-feira, um pouco mais tarde, às 17h30 (horário do Brasil – 21h30 em Portugal), o Papa retornará à Capelinha das Aparições para a bênção das velas e ele mesmo vai acender uma. Logo após, Francisco fará uma breve alocução para a introdução dos mistérios do terço, que prosseguirá conduzido pelo Cardeal Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin.

Atividades do sábado

O segundo dia da visita do Papa à Fátima será marcado pela celebração da Canonização de dois pastorinhos que viram Nossa Senhora. Francisco e Jacinta foram beatificados ali no Santuário pelo Papa João Paulo II exatamente no dia 13 de maio de 2000. Dezessete anos depois, Francisco realizará a canonização em unidade às celebrações dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.

As atividades do Papa no sábado começam com a visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 5h40 (horário de Brasília – 9h40 em Portugal), em seguida às 6h (horário de Brasília – 10h em Fátima) acontece a Missa de canonização, em seguida, Francisco fará uma saudação aos doentes.

O Pontífice se despede do país logo após a cerimônia. Às 10h (horário do Brasil – 14h em Portugal), ele participa da cerimônia de despedida na Base Aérea de Monte Real.

Cova da Iria

Uma das primeiras imagens que o Santo Padre irá ver quando chegar à Cova da Iria será a “Suspensão”, um terço de resina de polietileno, com grande dimensões, quase 26 metros de altura, instalado no alto do Recinto de Oração do Santuário de Fátima.

Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, afirmou que “o terço, é o símbolo maior da Mensagem da Cova da Iria, por três referências: primeiro, segundo o testemunho das crianças videntes, a Mãe de Deus trazia nas suas mãos um terço de contas brancas; em segundo a oração do rosário foi pedida pela Virgem Maria como oração quotidiana para alcançar a paz no mundo, e por último o terço é o objeto comum a todos os peregrinos de Fátima”.

O nome dado obra, “Suspensão” não esta só relacionado com o fato de estar suspensa no ar, mas também por estar suspensa entre o Céu e Terra e lança um desafio que é o mesmo deixado aqui hà 100 anos pela Mãe de Deus, isto é, “se aceitarmos esse desafio”, podemos alcançar a paz no mundo. A obra é da artista portuguesa, Joana Vasconcelos.

“Suspensão” irá ser iluminada pela primeira vez nesta noite com a chegada o Papa e a partir dessa data o terço ilumina-se dia 12 de cada peregrinação às 21h30.

Peregrino da paz

Francisco vem como peregrino da esperança e da paz ao Santuário de Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria acolhendo o convite do Presidente da República e dos Bispos portugueses.

Um momento vivido pelos portugueses com grande alegria porque, neste centenário, através da presença do Santo Padre a Igreja portuguesa está unida à toda a igreja do mundo. Para o Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, “sempre que o Papa peregrina como pastor universal é toda a igreja que peregrina com ele”.

Francisco é o quarto Papa a visitar Fátima depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010). E tal como a visita de Paulo VI, Francisco centra a visita exclusivamente na Cova da Iria, onde no dia 13 de maio de 2013 o então Cardeal-patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, consagrou o pontificado do Papa argentino à Virgem Maria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo