Distinção

Papa Francisco vai oferecer Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima

Será a terceira Rosa de Ouro entregue ao Santuário de Fátima

Da redação, com Agência Ecclesia

Será a terceira Rosa de Ouro entregue ao Santuário de Fátima e a segunda entregue pelo próprio Papa em território português / Foto: Santuário de Fátima

O Papa Francisco vai oferecer uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima, uma das distinções mais importantes concedidas a santuários e instituições católicas. A oferta vai acontecer durante a viagem do Pontífice a Portugal nesta sexta e sábado, 12 e 13. 

A distinção será entregue após a oração na Capelinha nas Aparições, na tarde desta sexta-feira, segundo o Vaticano.

O Papa tinha-se referido a esta distinção na videomensagem aos portugueses, divulgada esta quarta-feira: “Preciso de vos ter comigo, preciso da vossa união, física e espiritual. O importante é que seja de coração, para o meu bouquet de flores, a minha rosa de ouro”.

A última vez que Francisco tinha cumprido este gesto, uma oferta tradicional dos Papas a santuário marianos, foi em julho de 2016, em Czestochowa, Polônia; antes tinha-o feito em Guadalupe (México) e no Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre (Cuba).

Terceira Rosa de Ouro

O Santuário de Fátima já recebeu duas Rosas de Ouro, distinção criado em 1049 por Leão IX e que os Papas atribuem em reconhecimento de serviços prestados à Igreja ou à sociedade por personalidades e instituições católicas.

A primeira Rosa de Ouro do Santuário de Fátima foi concedida pelo Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1964, no fim da terceira sessão do Concílio Vaticano II, e entregue a 13 de maio de 1965 pelo cardeal Fernando Cento, legado do Papa.

Bento XVI foi o primeiro pontífice a entregar pessoalmente a Rosa de Ouro, durante a oração que recitou na Capelinha das Aparições, a 12 de maio de 2010,

O agora Papa emérito apresentou o gesto como “homenagem de gratidão” a Nossa Senhora de Fátima.

Além da Rosa de Ouro, em Portugal, o Papa Francisco vai ainda oferecer uma imagem de São Francisco de Assis à Base Aérea de Monte Real, um mosaico evocativo do centenário das aparições ao presidente da República Portuguesa, um quadro da Última Ceia à Casa de Nossa Senhor do Carmo, um cálice uma casula ao bispo de Leiria-Fátima e um cálice para a Nunciatura Apostólica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo