Papa Francisco chega a Dubai no dia 1º de dezembro e discursa na COP 28 no dia 2, quando também participará de encontros bilaterais privados no evento
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 9, a programação da viagem do Papa Francisco a Dubai, nos Emirados Árabes, de 1º a 3 de dezembro. Francisco participará da COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, conforme ele próprio anunciou durante uma entrevista transmitida na quarta-feira, 1º, no telejornal italiano Tg1.
A partida de Roma está prevista para as 11h30 (hora local) da sexta-feira, 1º de dezembro. O Pontífice deve chegar a Dubai às 20h25 pelo horário local (13h25 pelo horário de Brasília), quando será realizada uma acolhida ao Santo Padre.
A agenda de compromissos do Papa começa no dia 2. Ele discursará na COP28 na Expo City às 10h (3h em Brasília) e na sequência participará de encontros bilaterais privados. À tarde, estão previstas novas sessões bilaterais privadas.
No domingo, 3, o Pontífice fará uma saudação durante a inauguração do “Faith Pavilion” (“Pavilhão da Fé”, em tradução livre) na Expo City. Depois disso, já irá ao aeroporto para embarcar de volta a Roma, onde deve chegar por volta de 14h40 (hora local, 10h40 em Brasília).
A COP28 acontece em Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro, reunindo representantes de todo o mundo – governos e membros da sociedade civil – em torno da discussão sobre os impactos das mudanças climáticas. A primeira edição do evento aconteceu em 1995, em Berlim, na Alemanha.
As mudanças climáticas e o cuidado da casa comum, como um todo, estão entre as preocupações do Papa Francisco. Em seu pontificado, ele já dedicou dois documentos a essa temática: a encíclica Laudato Si’, de 2015, e a exortação apostólica Laudate Deum, publicada no último dia 4 de outubro.
Francisco já esteve nos Emirados Árabes em 2019, quando visitou Abu Dhabi e lá assinou o Documento sobre a Fraternidade Humana junto com o Grande Imã de Al-Azhar Ahmad Al-Tayyeb.