Calendário de celebrações

Vaticano anuncia celebrações presididas pelo Papa em janeiro e fevereiro

Solenidades tradicionais como a Quarta-Feira de Cinzas já têm data e hora marcados no calendário de celebrações do Papa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Neste início de ano, algumas solenidades tradicionais da Igreja católica se aproximam e, no Vaticano, como de costume, são presididas pelo Papa. Nesta segunda-feira, 8, o Vaticano anunciou as celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco nos meses de janeiro e fevereiro.

Depois da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, em 1º de janeiro, e as celebrações da Epifania e Batismo do Senhor, respectivamente no último sábado, 6, e domingo, 7, a agenda de janeiro segue com a Solenidade da Conversão de São Paulo, no próximo dia 25. Na ocasião, o Papa presidirá as Segundas Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros a partir das 17h30 (hora local), marcando o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (que no Brasil é celebrada próximo à Festa de Pentecostes).

No domingo, 28, na Basílica de Santa Maria Maior, Francisco presidirá, às 9h (hora local) a Santa Missa por ocasião da Festa da transladação do ícone da Saulus Populi Romani.

Entrando no mês de fevereiro, a primeira celebração é na sexta-feira, 2, Festa da Apresentação do Senhor e 22º Dia Mundial da Vida Consagrada. A Missa com o Papa será às 17h30 (hora local) na Basílica Vaticana, contando com a presença dos membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

Na Quarta-Feira de Cinzas, 14, a tradicional procissão penitencial, saindo da Igreja de Santo Anselmo às 16h30 (hora local) e chegando à Basílica de Santa Sabina às 17h, onde o Papa celebrará a Santa Missa com a benção e imposição das Cinzas.

Iniciado o período de Quaresma, o Papa Francisco participa, a partir de 18 de fevereiro, dos tradicionais exercícios espirituais para a Cúria Romana. O retiro que será realizado em Ariccia, próximo a Roma, termina em 23 de fevereiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo