APÓS O ANGELUS

Ucrânia, Eritreia, COP27, Laudato Si: os apelos do Papa no Angelus

O Pontífice incentiva o trabalho da cúpula do clima COP27 no Egito e relembra o primeiro aniversário da Plataforma de Ação Laudato Si’

Da redação, com Vatican News

A cúpula do clima COP27, que reúne as nações para discutir as emissões de gases na atmosfera / Foto: Reprodução Reuters

O cuidado da Casa Comum tem lugar privilegiado no Pontificado de Francisco. Após rezar o Angelus neste XXXIII Domingo do Tempo Comum, Francisco começou recordando o aniversário da Plataforma Laudato Si:

Amanhã é o primeiro aniversário do lançamento da Plataforma de Ação Laudato si’, que promove a conversão ecológica e estilos de vida coerentes com ela. Agradeço a todos os que aderiram a esta iniciativa: trata-se cerca de seis mil participantes, entre particulares, famílias, associações, empresas, instituições religiosas, culturais e de saúde. É um excelente começo para um caminho de sete anos destinado a responder ao clamor da terra e ao clamor dos pobres. Encorajo esta missão, crucial para o futuro da humanidade, para que promova em todos um compromisso concreto com o cuidado da criação.

No mesmo sentido, a atenção à Cúpula do Clima COP27 que está em andamento no Egito, dizendo esperar “que sejam dados passos em frente, com coragem e determinação, na esteira do Acordo de Paris.”

A cúpula da COP27, aberta no domingo, 6 de novembro, concentra-se nos quatro pilares do Acordo de Paris: mitigação, adaptação, finanças e perdas e danos. Pilares que, como observou recentemente o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, são “uma questão de equidade, justiça e equidade”.

Ucrânia e Eritreia

Como tem feito desde o início da guerra — e o fez também em sua homilia na Missa celebrada pouco antes na Basílica de São Pedro por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, recordando quanta crueldade sofre o povo ucraniano — o Santo Padre dirigiu novamente seu pensamento à Ucrânia:

Permaneçamos sempre próximos de nossos irmãos e irmãs da martirizada Ucrânia. Próximos com a oração e com a solidariedade concreta. A paz é possível! Não nos resignemos à guerra.

E ao dirigir-se aos cerca de 30 mil peregrinos e grupos presentes na Praça São Pedro para o tradicional encontro dominical, Francisco saudou em particular os membros da comunidade eritreia de Milão, assegurando sua oração pelo país. De fato, desde 2020, um conflito ensanguenta o país já marcado por tantas calamidades, provocando além das mortes e feridos, milhares de deslocados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo