22 e 23 de setembro

TV Canção Nova transmite eventos da viagem do Papa a Marselha

Visita será iniciada nesta sexta-feira, 22, e alguns eventos poderão ser acompanhados; site de notícias da Canção Nova fará cobertura completa da viagem

Da redação

Foto: Fabio Pignata/IPA/Sipa/USA via Reuters

Nesta sexta-feira, 22, o Papa Francisco inicia sua viagem apostólica a Marselha, na França. A TV Canção Nova fará a cobertura de parte da programação, enquanto o site de notícias fará a cobertura completa dos eventos. No dia do início da visita, a partir das 20h, serão exibidos em sequência (sem intervalo) a oração mariana do Pontífice com o Clero Diocesano na Basílica de “Notre Dame de la Garde” e o momento de recolhimento com líderes religiosos.

O “Rencontres Méditerranéennes” – evento que contará com a participação do Santo Padre –, será exibido às 8h deste sábado, 23. Trata-se de um festival que tem por objetivo reunir jovens de todas as confissões e religiões, juntamente com bispos, associações e movimentos de países ribeirinhos do mar Mediterrâneo.

 A Santa Missa, presidida por Francisco, vai ser transmitida ao vivo, às 11h15, do Estádio Vélodrome.

Outros compromissos

O Pontífice deixará Roma na sexta-feira, 22, às 14h35 (horário local). A chegada em Marselha está prevista para às 16h15 (não há mudança de fuso-horário), e a comitiva será acolhida pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

No sábado, 23, o Santo Padre se encontrará com algumas pessoas passando por dificuldades financeiras. Ao final do dia, haverá uma cerimônia de despedida, e o Papa partirá de volta a Roma às 19h15, com previsão de chegada às 20h50 (horário local).

Igreja em Marselha

No início desta semana, o Vaticano divulgou alguns dados estatísticos sobre a Igreja em Marselha. Os dados coletados são de cuidado do Escritório Central de Estatística da Igreja e se referem à situação até 31 de dezembro de 2022.

Com uma extensão de 650 quilômetros quadrados, Marselha tem uma população estimada em 1 milhão e 83 mil habitantes. Destes, 742 mil são católicos. A Igreja no país tem quatro bispos, 108 paróquias e um total de 198 padres, sendo 119 diocesanos e 79 religiosos. No auxílio aos padres nas comunidades, são 29 diáconos permanentes.

Com relação à vida consagrada, Marselha tem 32 religiosos que não são padres e 245 religiosas professas. Na atuação leiga, 252 são os catequistas. Em termos de vocações sacerdotais, Marselha tem 10 seminaristas (1 menor e 9 maiores).

No campo das instituições, há diversos centros de instruções de propriedade e/ou dirigidos por eclesiásticos ou religiosos. São 101 escolas maternas e primárias, que atendem 13.160 estudantes, e 65 secundárias, que atendem 23.749 estudantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo