Tenham “asas” e “raízes”, pede Papa a jovens dos 5 continentes

Conversando com estudantes por videoconferência, Francisco pediu que eles sonhem com o futuro sem abandonar a sabedoria dos idosos

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco encontrou-se na tarde desta quinta-feira, 4, no Vaticano, com os participantes do III Congresso das “Scholas Occurrentes”. Esta é uma rede mundial de escolas para o encontro, nascida a partir do impulso de Bergoglio, e que reúne realidades educativas de culturas e religiões diferentes.

Francisco durante encontro com dirigentes da rede "Scholas ocurrentes" / Foto: L'Osservatore Romano

Francisco durante encontro com dirigentes da rede “Scholas Ocurrentes” / Foto: L’Osservatore Romano

Francisco contou aos diretores da rede de escolas um episódio de sua infância, quando certa vez desrespeitou sua professora. Sua mãe foi chamada na escola e, ali, o pequeno Bergoglio teve que pedir desculpa pelo ato que cometeu – dando o caso por encerrado. Todavia, a cena foi diferente ao chegar em casa, pois Francisco teve que acertar as contas com sua mãe, sem a professora por perto.

Já hoje, disse o Papa, quando um filho é repreendido na escola, os pais querem processar os professores, resultado do pacto educativo que se rompeu. “Nesse sentido, é muito importante fortalecer os vínculos sociais, familiares e pessoais, porque todos – especialmente as crianças e os jovens – necessitam de um habitat realmente humano, em que encontrem as condições para seu desenvolvimento pessoal harmônico e para sua integração na sociedade”.

Durante a audiência, o Pontífice lançou a plataforma tecnológica de rede das “Scholas Occurrentes”, que prevê a possibilidade de usar as novas tecnologias para favorecer os encontros e as trocas entre estudantes e escolas de diferentes países. Neste contexto, o Papa participou de uma vídeoconferência com estudantes que aderiram à rede. Os jovens eram provenientes de El Salvador, África do Sul, Turquia europeia, Israel e Austrália, representando, assim, os cinco continentes. (Assista à videoconferência, em espanhol, ao final do texto)

Bate-papo com o Papa

O primeiro estudante, da Austrália, perguntou ao Papa como as Escolas podem avançar nesta comunicação e construir pontes. “Vocês – respondeu o Papa – podem fazer duas coisas opostas: construir pontes ou levantar muros. Os muros separam, dividem; as pontes aproximam. Portanto, continuar a comunicar. Comunicar experiências”:

Ao responder à segunda pergunta, vinda de Israel, Francisco destacou como os estudantes sabem comunicar em diferentes línguas e com a identidade da própria religião. Já o estudante da Turquia falou sobre paz e diálogo inter-religioso, perguntando ao Papa se o futuro será melhor ou pior.

“Os jovens não querem a guerra, querem a paz! E isto vocês devem gritar com o coração, de dentro: ‘Queremos a paz!’. Sabes onde está o futuro? Está no coração, está na tua mente e está em tuas mãos! (…) O futuro o tem os jovens! Porém atenção, jovens com duas qualidades: jovens com as asas e jovens com as raízes. Jovens que tenham asas para voar, para sonhar, para criar; e que tenham raízes para receber dos idosos o conhecimento que somente os maiores podem dar”.

Santo Padre conversa com jovens via videoconferência / Foto: Reprodução Rede Scholas

Santo Padre conversa com jovens via videoconferência / Foto: Reprodução “Scholas Occurrentes”

Em seguida foi a vez de um estudante da África do Sul se dirigir a Francisco, falando do nascimento das ‘Scholas Occurrentes”. O Papa recordou que ‘Scholas’ nasceu em Buenos Aires como uma rede de escolas próximas para construir pontes entre as escolas da diocese.

“A juventude hoje tem necessidade de três pilares-chave: educação, esporte e cultura. Por isto ‘Scholas’ junta tudo: jogamos uma partida de futebol; se faz escola e se faz cultura. Educação, esporte e cultura. (…) Sigam em frente neste caminho da comunicação, de construir pontes e de buscar a paz através da educação, do esporte e da cultura”.

Neste ponto, Francisco fez uma advertência, pois também existe aquela comunicação que destroi. “Estejam bem atentos! Quando existem grupos que procuram a destruição, que buscam a guerra e que não sabem fazer um trabalho de equipe, defendam-se entre vocês como equipe, como grupo, defendendo-vos daqueles que querem ‘atomizar-vos’ e tirar-lhes a força do grupo”.

O Santo Padre concluiu exortando os jovens a não terem medo, a construírem pontes de paz, jogando em equipe para tornarem o futuro melhor. “Sonhem o futuro voando, mas não esqueçam a herança cultural, de sabedoria e religiosa que vos deixaram os anciãos. Em frente, com coragem! Construam o futuro!”.

Sobre a rede “Scholas”

A organização ‘Scholas’ pretende estabelecer uma rede de contatos entre escolas de diversas culturas, de diversos continentes, de diversos países no âmbito da responsabilidade educativa para a juventude no mundo globalizado, promovendo o encontro de culturas e de religiões diversas.

“Esta rede não pretende ser de escolas católicas ou especificamente cristãs, mas de religiões e culturas diferentes”, explicou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Assista à videoconferência:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo