"Suas pesquisas ajudam o Espírito Santo", diz Papa a estudiosos

Vinte e cinco membros do Pontifício Comitê das Ciências Históricas foram recebidos pelo Santo Padre neste sábado.

Da redação, com Rádio Vaticano

“As suas pesquisas, marcadas por uma autêntica paixão eclesial e por um amor sincero pela verdade, podem servir de grande ajuda aos que têm a tarefa de discernir o que o Espírito Santo quer dizer à Igreja de hoje”. Foi o que disse o Papa Francisco aos membros do Comitê das Ciências Históricas, neste sábado, 12.

Vinte e cinco membros do Pontifício Comitê foram recebidos pelo  Santo Padre, em audiência, na Sala dos Papas, no Vaticano. O encontro aconteceu por ocasião do 60° aniversário da instituição, criada pelo Venerável Papa Pio XII.

Em sua saudação aos membros do Comitê, o Papa Francisco agradeceu pelo trabalho que desempenham, “com competência e profissionalismo, a serviço da Igreja e da Santa Sé”.

Em seus estudos e ensinamentos, os membros do Comitê das Ciências Históricas confrontam os acontecimentos da Igreja, que caminha no tempo, com a sua história de evangelização, de esperança, de luta diária, de dedicação ao serviço, de constância no trabalho.

O Comitê das Ciências Históricas, disse o Bispo de Roma, está inserido, há muito tempo, no diálogo e na cooperação com as instituições culturais e os centros acadêmicos de numerosas nações, acolhida, com respeito, pelo contexto mundial dos estudos históricos.

“No encontro e na colaboração com os pesquisadores de toda cultura e religião, vocês podem oferecer uma contribuição específica para o diálogo entre a Igreja e o mundo contemporâneo”, exortou.

A seguir, falando das iniciativas programadas pelo Comitê, o Santo Padre se referiu, de modo particular, ao encontro internacional pelo centenário da I Guerra Mundial, durante o qual os membros vão refletir sobre as recentes descobertas da pesquisa, com especial destaque para as iniciativas diplomáticas da Santa Sé, durante aquele trágico conflito.

Outro aspecto a ser aprofundado no encontro internacional será a contribuição dos católicos e dos cristãos para o socorro dos feridos, dos refugiados, dos órfãos e das viúvas, na busca dos dispersos, mas também para a reconstrução de um mundo dilacerado por aquela inútil carnificina.

O Papa concluiu seu pronunciamento aos membros do Comitê das Ciências Históricas desejando-lhes um proveitoso aprofundamento nos seus estudos e encorajando-os a continuar, com entusiasmo, na busca e ao serviço da verdade.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo