Santo dos Pobres

Sigamos o exemplo de São Francisco, pede Papa

São Francisco de Assis é celebrado hoje pela Igreja; no dia de seu onomástico, Papa deixou mensagem no Twitter

Da Redação

Papa Francisco / Foto: Reuters

A Igreja celebra nesta terça-feira, 4, o Dia de São Francisco de Assis. Em sua conta no twitter, o Papa Francisco deixou uma mensagem recordando o santo e convidando os fiéis a seguirem seu exemplo.

“#SãoFranciscodeAssis, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos. Sigamos o seu exemplo! #FratelliTutti #TempodaCriação”.

Na mensagem, o Papa utiliza duas hashtags (termo utilizado para indexar assuntos relacionados nas redes sociais) recordando sua encíclica Fratelli tutti, sobre a fraternidade e a amizade social, e o Tempo da Criação, que se encerra hoje. Esta última é uma iniciativa em que cristãos ao redor do mundo são encorajados a renovar a sua relação com a Deus e a criação. O Tempo da Criação começou em 1º de setembro, com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

O nome “Francisco” no Pontificado

O nome de pontificado do Papa Francisco foi inspirado no santo de Assis. Em encontro com jornalistas logo no início de seu ministério petrino, Francisco contou como foi a escolha. Ele explicou que o arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes (falecido em julho passado), esteve ao seu lado no Conclave, principalmente quando a contagem dos votos já havia alcançado 2/3 e os cardeais já sabiam quem seria o novo Papa. Nesse momento, o Papa contou que Dom Cláudio o abraçou, o beijou e lhe disse: “Não se esqueça dos pobres”.

Em relação aos pobres, o Papa logo pensou em São Francisco de Assis. E enquanto o escrutínio continuava, ele disse que pensou na questão das guerras, e Francisco é um homem da paz, então veio ao seu coração o nome Francisco de Assis.

“Para mim, é o homem da pobreza, da paz, que ama e guarda a criação. Neste momento, infelizmente, não temos uma relação tão boa com a natureza, com a criação. Como eu gostaria de uma Igreja pobre, como eu gostaria de uma Igreja junto aos pobres”, disse o Papa Francisco no encontro realizado em 16 de março de 2013.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo