Íntegra

Saudação do Papa na despedida do Cardeal Bertone

Saudação do Papa na despedida do Cardeal Bertone
SAUDAÇÃO
Cerimônia de despedida do Cardeal Tarcísio Bertone do cargo de Secretário de Estado
Biblioteca da Secretaria de Estado
Terça-feira, 15 de outubro de 2013

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Queridos amigos, bom dia!

Estamos reunidos para agradecer ao Cardeal Tarcísio Bertone, que hoje deixa o cargo de Secretário de Estado, e para dar as boas vindas a Dom Parolin, mas serão boas vindas “in absenti”, porque ele tomará posse do seu novo cargo algumas semanas mais tarde à data de hoje por motivo de uma pequena intervenção cirúrgica à qual ele deverá seu submeter.

1. Neste momento, é um sentimento de gratidão aquele que gostaria de partilhar com todos vocês. Querido Cardeal Tarcísio, penso de interpretar também o pensamento do meu amado predecessor Bento XVI no apresentar-lhe o mais vivo agradecimento pelo trabalho desenvolvido nestes anos. Vejo no Senhor antes de tudo o filho de Dom Bosco. Todos somos marcados pela nossa história. Pensando em seu longo serviço à Igreja, seja no ensino, como no ministério de bispo diocesano e no trabalho na Cúria, até o cargo de Secretário de Estado, parece-me que o fio condutor seja constituído pela própria vocação sacerdotal salesiana que o marcou desde a infância e que o levou a desenvolver todos os atributos recebidos, indistintamente, com profundo amor à Igreja, grande generosidade e com aquela típica mistura salesiana que une um sincero espírito de obediência e uma grande liberdade de iniciativa e de inventiva pessoal.

2. Para todo salesiano, o amor à Igreja se exprime de maneira toda particular no amor ao Sucessor de Pedro. Sentir-se no coração da Igreja, propriamente porque se está com o Papa. E justamente porque se está com o Papa, participar da vastidão da missão da Igreja inteira e da amplitude do seu dinamismo evangelizador. E aqui venho ao segundo aspecto que desejo destacar: a atitude de fidelidade incondicional e de absoluta lealdade a Pedro, característica distintiva do seu mandato como Secretário de Estado, tanto para Bento XVI quanto para mim nestes meses. Pude sentir em muitas ocasiões e lhe sou profundamente grato por isto.

3. Desejo enfim agradecer-lhe também pela coragem e paciência com a qual viveu as contrariedades que precisou enfrentar. São tantas. Entre os sonhos contados por Dom Bosco aos seus jovens há aquele das rosas: lembra-se? O Santo vê um campo cheio de rosas e começa a caminhar em seu interior, seguido por muitos discípulos. À medida que se segue, porém, junto às belas rosas, que cobrem todo o campo, brotam espinhos penetrantes que ferem e provocam grande dor. Quem olha de fora vê somente as rosas, enquanto Dom Bosco e os discípulos que caminham dentro sentem os espinhos: muitos se desencorajam, mas a Virgem Maria exorta todos a perseverar, e no fim o Santo encontra com os seus um belíssimo jardim. O sonho queria representar o cansaço do educador, mas penso que se possa aplicar também a qualquer ministério de responsabilidade na Igreja. Caro Cardeal Bertone, neste momento gosto de pensar que, mesmo se houve espinhos, a Virgem Auxiliadora não deixou faltar a sua ajuda, e não deixará faltar no futuro: esteja certo, hein? O desejo que todos lhe temos é que Ela possa continuar a apreciar os tesouros que marcaram a sua vocação: a presença de Jesus Eucarístico, a assistência de Nossa Senhora, a amizade do Papa. Os três grandes amores de Dom Bosco: estes três.

E com estes pensamentos demos mesmo – in absentia – as mais cordiais boas vindas ao Secretário novo. Ele conhece muito bem a família da Secretaria de Estado, trabalhou lá por muitos anos, com paixão e competência e com aquela capacidade de diálogo e de trato humano que são suas características. Em certo modo, é como um “voltar à casa”.

Gostaria de concluir agradecendo todos vocês pelo serviço cotidiano que desenvolvem, mesmo de forma escondida e anônima; é precioso para meu Ministério. Convido todos a rezarem por mim – preciso tanto – e gostaria que estivessem seguros da minha oração e da minha amizade, da minha proximidade e do meu reconhecimento por este trabalho que vocês fazem. Sobre vós e sobre vossos entes queridos invoco a Benção do Senhor. Obrigado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo