Compromissos incluem Consistório Ordinário Público para criação de novos cardeais em 7 de dezembro e ato de veneração da Imaculada Conceição
Da Redação, com Vatican News
A Santa Sé divulgou, neste sábado, 12, a agenda de celebrações presididas pelo Papa Francisco em novembro e dezembro deste ano. Entre os compromissos do Pontífice, destaca o Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais.
O primeiro compromisso do Santo Padre em novembro será a Missa celebrada em sufrágio dos cardeais e bispos falecidos durante o ano. A celebração acontecerá no dia 4 de novembro, segunda-feira, às 11h do horário local, na Basílica de São Pedro.
No dia 17 de novembro, domingo, a Igreja celebrará o Dia Mundial dos Pobres, com o tema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Eclo 21, 5). Francisco presidirá a Missa na Basílica de São Pedro, às 10h do horário local.
No domingo seguinte, 24 de novembro, será celebrada a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. Conforme estabelecido pelo Papa, também realiza-se neste dia a Jornada Mundial da Juventude a nível diocesano, que neste ano tem como tema “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (Is 40,31). A Missa presidida pelo Pontífice na Basílica de São Pedro está marcada para às 9h30 do horário local.
Consistório e celebrações marianas em dezembro
O mês de dezembro se inicia com o Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais no sábado, 7, às 16h do horário local, na Basílica de São Pedro. Entre os 21 indicados pelo Santo Padre está o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), Dom Jaime Spengler.
No dia seguinte, 8 de dezembro, a Igreja celebrará a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Às 9h30 do horário local, Francisco presidirá a Missa com os novos cardeais e o Colégio Cardinalício. No mesmo dia, às 16h, na Praça de Espanha, haverá o tradicional ato de veneração da Imaculada Conceição pelo Pontífice.
Por fim, na quinta-feira, 12, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Francisco celebrará novamente a Missa na Basílica de São Pedro, às 18h do horário local.