“Convido todos a invocar ao Senhor o dom de bons operários para o seu Reino, com o coração e as mãos disponíveis ao seu amor”, foi o pedido do Papa no Regina Coeli deste Domingo do Bom Pastor, 3
Da redação, com Vatican News
Em meio à pandemia, à dor pela perda de entes queridos, amigos, colegas, e à perplexidade que o coronavírus semeou, a Igreja convida os fiéis a rezarem, neste Domingo do Bom Pastor, 3, por aqueles que responderam ao chamado do Senhor, servindo-o com fidelidade e amor. “Sacerdócio e vida consagrada exigem coragem e perseverança”, disse o Papa Francisco após rezar o Regina Coeli.
Leia também
.: Sacerdócio é continuidade da missão de Jesus, afirma Papa
.: Em missa, Papa adverte bispos e pede vivência do serviço no sacerdócio
“Celebra-se, hoje, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A existência cristã é sempre e toda ela uma resposta ao chamado de Deus. Este Dia nos recorda o que Jesus disse um dia, ou seja, que a messe do Reino de Deus exige muito trabalho, e devemos rezar ao Pai para enviar operários para trabalhar em sua messe. Sacerdócio e vida consagrada exigem coragem e perseverança; e sem a oração não se vai em frente nesse caminho. Convido todos a invocar do Senhor o dom de bons operários para o seu Reino, com o coração e as mãos disponíveis ao seu amor”.
Para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado neste Domingo do Bom Pastor, o Papa Francisco escreveu uma mensagem focada no tema: “As palavras da vocação”, divulgada em 8 de março. São quatro as palavras-chave que o Papa Francisco propõe na Mensagem para este Dia: uma referência à Carta aos Presbíteros do ano passado por ocasião do 160º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars. As palavras são dor, gratidão, coragem e louvor: expressões mais atuais do que nunca devido à emergência de covid-19.
Oração pelas vocações em todo o mundo mundo
O dia é celebrado de várias maneiras nos diferentes países. Em Portugal, por exemplo, o bispo do Porto, Dom Manuel da Silva Rodrigues Linda, convidou os jovens a rezarem para “aquecer o coração” daqueles a quem encontrarem. Na Irlanda, Dom Alfonso Cullinan, bispo de Waterford e Lismore, convidou a rezar para se ter a coragem de dar o sim ao chamado do Senhor.
“Que seja despertada em todos a necessidade de responder ao chamado que o Senhor nos faz para servir em sua Igreja”, exorta, por sua vez, o episcopado da Colômbia. Na Espanha, o convite é para rezar em casa. “Lançar as redes” é o lema que guiou dois dias de oração pelas vocações na Alemanha.