VIAGEM APOSTÓLICA À ROMÊNIA
Papa Francisco antes da oração do Regina Coeli em Blaj, Romênia
Domingo, 2 de junho de 2019
Amados irmãos e irmãs!
Antes de concluir esta Divina Liturgia, quero saudar-vos uma vez mais, a vós aqui presentes e a quantos encontrei nestes dias, a todos agradecendo a cordial receção. Com deferência, saúdo o senhor Presidente da República e demais autoridades, expressando a minha sincera gratidão pela profícua colaboração na preparação e realização desta minha visita. Estou agradecido a Sua Santidade Patriarca Daniel, ao Santo Sínodo, ao Clero e aos fiéis da Igreja Ortodoxa da Roménia, que me acolheram fraternalmente. O Senhor abençoe esta antiga e ilustre Igreja e a sustente na sua missão. [aplauso] Um aplauso fraterno para eles todos!
Dirijo uma saudação cheia de afeto e reconhecimento a Sua Beatitude o Cardeal Lucian Mureşan. Saúdo os fiéis da Igreja Católica, os Bispos, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis leigos de Bucareste e Iaşi, bem como os numerosos peregrinos da Şumuleu Ciuc. Agradeço ao Senhor que me deu a possibilidade de rezar convosco e encorajar o vosso compromisso de evangelizar e testemunhar a caridade. Aqui em Blaj, terra de martírio, liberdade e misericórdia, presto homenagem a vós, filhos da Igreja Greco-Católica, que, desde há três séculos, testemunhais com ardor apostólico a vossa fé.
Que a Virgem Maria estenda a sua proteção materna sobre todos os cidadãos da Roménia, que sempre, ao longo da história, confiaram na sua intercessão. A Ela, confio todos vós e peço-Lhe que vos guie no caminho da fé para avançardes rumo a um futuro de autêntico progresso e paz e contribuirdes para a construção duma pátria cada vez mais justa, harmoniosa e fraterna.
Regina Caeli…