Novidade

Reforma da Cúria: Papa cria seção especial da Secretaria de Estado

Terceira seção vai se encarregar dos núncios apostólicos, os embaixadores da Santa Sé no mundo

Rádio Vaticano

Prossegue a reforma da Cúria Romana: o Papa Francisco instituiu uma nova seção na Secretaria de Estado que será encarregada dos Núncios Apostólicos (embaixadores da Santa Sé no mundo). A Terceira seção, “para o pessoal diplomático da Santa Sé”, será administrada por Dom Jan Romeo Pawlowski, arcebispo polonês que desde dezembro de 2015 é o ‘delegado’ das representações pontifícias.

A Secretaria de Estado, dirigida pelo Cardeal Pietro Parolin, tinha até agora duas seções: a ‘Primeira’, para Assuntos gerais (considerada como o ‘Ministério do Interior’), dirigida por Dom Angelo Becciu, e a ‘Segunda’, dedicada às Relações com os Estados (‘Ministério do Exterior’), administrada pelo arcebispo inglês Paul Richard Gallagher.

A iniciativa do Papa visa “assegurar uma atenção mais fraterna e um acompanhamento humano, sacerdotal, espiritual e profissional mais solícito aos diplomatas e àqueles que se estão preparando para esta missão, os alunos da Pontifícia Academia Eclesiástica”.

A ‘Terceira’ Seção se ocupará das ‘ternas’ para a nomeação de núncios, transferências, formação inicial e permanente, condições de vida e de serviço, licenças, pessoal local e aspectos burocráticos das Nunciaturas. O delegado, Dom Pawlowski, visitará as sedes das representações no mundo e participará de reuniões semanais com o Secretário de Estado e os responsáveis pelas outras duas seções, com as quais trabalhará em estreita colaboração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo