Missa em Bari

Quem ama Deus não tem inimigos no coração, destaca Papa

Papa presidiu Missa neste domingo ao final de encontro sobre migração; na homilia, enfatizou o ensinamento de Jesus: o amor sem medidas

Da Redação

Papa durante a homilia na Missa em Bari neste domingo, 23 / Foto: REUTERS/Remo Casilli

O único extremismo lícito para o cristão é aquele do amor: amar sem medidas, amar os inimigos, a exemplo de Jesus. Essas foram palavras do Papa Francisco na Missa deste domingo, 23, celebrada em Bari, sul da Itália. O Papa visita o local por ocasião do encontro de reflexão e espiritualidade “Mediterrâneo, fronteira de paz”, promovido pela Conferência Episcopal italiana (CEI) e que termina hoje.

Acesse
.: Íntegra da homilia do Papa

A reflexão de Francisco partiu do Evangelho do dia, em que Jesus cita a lei antiga do “olho por olho, dente por dente”, mas vem ensinar a lei do amor: não retribuir o mal com o mal, mas com o bem, amar até mesmo os inimigos. E Jesus ensina isso porque Deus ama sempre a todos, mesmo quando não é correspondido, explicou o Papa.

Jesus não apontou o dedo contra o que os condenaram, mas abriu os braços na cruz e perdoou, lembrou Francisco. “Se quisermos ser discípulos de Cristo este é o caminho, não há outro. Amados por Deus somos chamados a amar”.

O Santo Padre destacou ainda que Jesus fala dessa maneira justamente para atrair a atenção, Ele é direto e claro e enfatiza “amai os vossos inimigos”. “São palavras precisas. É a novidade cristã, é a especificidade cristã, rezar e amar, é o que devemos fazer e não só com quem nos ama, com os amigos, com o nosso povo, porque o amor de Jesus não conhece fronteiras nem barreiras. O Senhor pede um amor sem cálculo, porque o amor de Jesus é o amor sem medida”.

O Papa ressaltou, porém, que muitas vezes esse pedido de Jesus é negligenciado. Mas evidenciou que o mandamento do amor não é uma provocação, está no coração do Evangelho. “Hoje, nos fará bem repetir para nós mesmos essas palavras e aplicá-las às pessoas que nos tratam mal ou nos aborrecem, que temos dificuldade de acolher e nos roubam a serenidade”.

Quem ama Deus não tem inimigos no coração, ressaltou o Papa. Em um mundo em que prevalece a lógica da força, pode até parecer que quem ama não vencerá. Porém, Francisco lembrou que a lógica de Jesus é perdedora aos olhos do mundo, mas vitoriosa aos olhos de Deus. “Deus vê mais além, sabe que o mal só se vence com o bem. Ele nos salvou assim, não com a espada, mas com a cruz”.

Por fim, o Papa falou da necessidade de rezar e pedir a Deus a graça de amar, de perdoar, pois é algo que não se alcança sozinho. “Devemos pedir a graça de ver os outros não como obstáculos e estorvos, mas como irmãos e irmãs a amar (…) Optemos hoje pelo amor, mesmo que custe, que vá contra a corrente, não nos contentemos com meias medidas. Acolhamos o desafio de Jesus, o desafio da caridade. Seremos verdadeiros cristãos e o mundo será mais humano”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo