Prato aguarda, ansiosa, visita do Papa; bispo comenta expectativa

Cidade italiana de Prato recebe visita do Papa na próxima terça; bispo local fala das características sociais que o Papa vai encontrar

Da Redação, com Rádio Vaticano

A cidade italiana de Prato aguarda ansiosa a visita do Papa Francisco na próxima terça-feira, 10. Segundo o bispo local, Dom Franco Agostinelli, será somente um encontro, mas que ficará marcado na história da comunidade, não só a eclesial

“Nós o estamos esperando realmente com ansiedade, da parte de todos. E quando digo todos não quero dizer somente a Igreja de Prato, mas direi toda a sociedade, que se mobilizou, cada um segundo sua competência, para preparar do melhor modo essa acolhida, essa visita do Papa”, disse.

Nesses dias às vésperas da visita, forças econômicas, sociais e sindicais de Prato enviaram ao Papa uma carta reiterando o quanto ele é sentido próximo também aos problemas do trabalho e das famílias em dificuldade. Para Dom Agostinelli, os preparativos da visita foram mais uma chance de encontrar as forças de trabalho e estabelecer com elas um diálogo fraterno e construtivo.

“Tanto que estamos muito otimistas, porque pensamos que uma vez concluída essa visita do Papa, o que pudemos construir desde já terá uma continuidade”, disse o bispo, acrescentando que neste momento Prato sofre com a falta de trabalho. “São problemáticas sobre as quais gostaríamos de escutar a todos. Queremos ouvir também o pensamento do Papa, as palavras que o Papa nos dirigirá”.

A visita a Prato será a primeira etapa da curta viagem do Papa, que também vai, no mesmo dia, a Florença para o Congresso Nacional Eclesial. Francisco parte da periferia, como é de costume em seu pontificado. Mas Dom Franco ressalta que o significado da visita a Prato não é “marginal”, ou seja, não é um acidente de percurso, mas a chave de entrada no que será o Congresso em Florença, conforme definiu o próprio Papa.

“A chave de ingresso, porque Prato, realmente, desse ponto de vista, enfrenta aquelas temáticas que são queridas ao nosso Santo Padre: os temas do trabalho, da acolhida, da integração. Deste ponto de vista, Prato constitui um laboratório daquela que poderá ser a sociedade futura, que será multiétnica, multirracial, multirreligiosa. Esses são os problemas que estamos vivendo em Prato de maneira muito consistente, estando presentes na cidade cerca de 110 a 112 nacionalidades. Quer dizer realmente um encontro muito significativo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo