Papa visita Prato e Florença, na Itália

Santo Padre iniciou, nesta manhã, uma visita a Prato e Florença, ambas cidades italianas; programação incluiu oração do Angelus com os fiéis e a Santa Missa

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco visita, nesta terça-feira, 10, as cidades italianas de Prato e Florença. O helicóptero aterrissou no estádio da cidade de Prato às 7h45 (hora local, 4h45 em Brasília) e foi recebido pelo bispo de Prato, Dom Franco Agostinelli, e pelo prefeito Matteo Biffoni.

De papamóvel, Francisco se dirigiu à Praça da Catedral e no percurso cumprimentou os cerca de 30 mil fiéis de Prato e de cidades vizinhas. Antes do discurso à multidão, ele fez uma rápida visita à Catedral de Prato para venerar o “Santo Cinto”. Essa relíquia teria sido lançada do céu pela Virgem Maria a São Tomé durante a Assunção.

O Cinto da Virgem é um pedaço de tecido de lã verde, com cerca de 90 centímetros, tendo em suas extremidades pequenas cordas para amarrá-lo. A relíquia é exposta à veneração pública cinco vezes ao ano: na Páscoa, nos dias 1º de maio, 15 de agosto, 8 de dezembro e no Natal. Nessas ocasiões, ela é colocada no púlpito externo, à direita da Catedral.

Confira a programação completa da visita pastoral

Foi deste local que o Papa teve um encontro com o mundo do trabalho. De lá, seguiu para Florença, onde se encontra com os representantes do Congresso Nacional da Igreja Italiana na Catedral de Santa Maria del Fiore.

Na parte da tarde, o Papa reza o Angelus e saúda os doentes, almoça com os pobres e celebra a Santa Missa no Estádio Comunal “Arthemio Franchi”, em Florença. O retorno do Papa ao Vaticano está previsto para 18h (15h em Brasília).

A cidade de Prato tem 191 mil habitantes, dos quais 34.600 (18,12%) são estrangeiros. A maior parte, 16 mil, são chineses; e outras grandes comunidades são formadas por albaneses, romenos, paquistaneses e marroquinos. A indústria têxtil é o motor desta sociedade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo