Karekin II encontrou-se com João Paulo II, em 2001, e com Bento XVI em 2008 e 2012. O Patriarca também esteve presente no início do ministério petrino de Francisco.
Da Redação, com Agências
O Patriarca da Igreja Apostólica Armênia, Karekin II, deu início, nesta quarta-feira, 7, a uma visita de três dias ao Vaticano. O Patriarca será recebido pelo Papa Francisco em audiência privada, nesta quinta-feira, 8. Os dois líderes religiosos vão rezar juntos.
O programa inclui uma visita ao túmulo de São Pedro e um momento de oração diante da estátua de São Gregório, que se encontra no pátio norte da Basílica do Vaticano. Gregório é o santo padroeiro e primeiro líder da Igreja Apostólica Armênia, sendo-lhe atribuída a conversão do país ao Cristianismo.
Apesar de separada da Igreja Católica, a Igreja Apostólica Armênia tem desenvolvido novas relações ecumênicas nas últimas décadas, destaca o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, em comunicado sobre a visita.
Karekin II encontrou-se com João Paulo II, em 2001, e com Bento XVI, em 2008 e 2012, tendo marcado ainda presença no início do ministério petrino de Francisco.
O 132º patriarca dos armênios foi eleito, em 1999, e é líder espiritual de seis milhões de cristãos.