No dia 19 de janeiro

Papa visitará Paróquia de Roma construída por Dom Bosco

Paróquia será a quarta de Roma a ser visitada pelo Papa Francisco

Da Redação, com Rádio Vaticano
(tradução = Rodrigo Luiz)

papa_missaNo dia 19 de janeiro, o Papa Francisco visitará, no período da tarde, a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, onde celebrará uma Missa. A Igreja, confiada aos Salesianos, fica nas proximidades da Estação Termini, em Roma.

Em resposta a um pedido do Papa Leão XIII, São João Bosco aceitou assumir a construção da Igreja. Ela foi consagrada pelo cardeal vigário da época, Dom Lucido Parocchi, no dia 14 de maio de 1887. E no dia 11 de fevereiro de 1921, Bento XV elevou-a à dignidade de Basílica menor.

Sobre o campanário da Igreja, há uma grande imagem do Cristo Redentor em bronze dourado.

Esta será a quarta paróquia romana visitada pelo Papa Francisco. Em 26 de maio de 2013, o Pontífice esteve na Igreja dos Santos Isabel e Zacarias, em 1º de novembro na Paróquia de São Cirilo Alexandrino e no dia 6 de janeiro, na Igreja de Santo Afonso Maria de Ligório para uma visita privada ao presépio vivo.

Conta a história…

Conta a história que, um dia, o Papa Leão XIII reuniu os cardeais e disse-lhes: “Devemos prosseguir os trabalhos da construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, mas não temos condições financeiras e os recursos estão esgotados. Pergunto aos cardeais se têm alguma idéia a sugerir-me sobre isso, pois não podemos interromper tão grandiosa obra”.

Foi então que o cardeal Alimonda, de Turim, disse: “Santo Padre, tenho uma sugestão: confie essa empresa a Dom Bosco e eu asseguro que ele levará avante esse projeto”.

“Mas Dom Bosco aceitará?”, perguntou o Papa.

“Eu tenho certeza disso, pois conheço Dom Bosco e sei que um desejo do Papa será uma ordem para ele”.

O Papa não perdeu tempo. Dom Bosco estava em Roma e, imediatamente, o Pontífice o chamou e confiou-lhe seu desejo.

Dom Bosco voltou a Turim e reuniu o Capítulo da Congregação Salesiana (evento que convoca a todos da Congregação para, guiados pelo Espírito do Senhor, “conhecer, em determinado momento da história, a vontade de Deus para melhor servir à Igreja” – art. 146).

O Capítulo foi contra a aceitação de tal incumbência, pois Dom Bosco estava idoso, doente e com acúmulo de compromissos e dívidas. Mas Dom Bosco fora categórico ao expor o pedido do Papa e mostrou-se desejoso de atendê-lo, pois sabia que não lhe iriam faltar recursos. Fez-se nova votação e todos os capitulares votaram a favor.

Assim, no decorrer do ano de 1880 foi reiniciada a construção da Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Dom Bosco saiu à procura de recursos financeiros, viajando até à França. No dia 14 de junho de 1887, o templo era consagrado na presença de uma multidão de fiéis e muitos cardeais e bispos.

(Fonte: www.salesianost.com.br)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo