Devoção em Maurício

Papa Francisco visita Santuário do "apóstolo dos negros"

Papa fez um breve momento de oração diante do túmulo do beato. Festa litúrgica do sacerdote francês é celebrada em 9 de setembro

Da Redação

O Papa Francisco visitou na manhã desta segunda-feira, 9, o Santuário do Beato Padre Laval.  No percurso – realizado de papamóvel em Santa Cruz, ele foi saudado por centenas de fiéis.

Acompanhado pelo cardeal de Maurício, Dom Maurice Piat, bispos e padres, Francisco visitou o túmulo do beato. Após depositar flores diante da imagem de Padre Laval, o Papa permaneceu por um breve momento em oração.

Acompanhe
.: Cobertura completa da Viagem Apostólica do Papa a Moçambique, Madagascar e Maurício

Francisco presenteou o santuário com um quadro de Nossa Senhora e cumprimentou religiosos e sacerdotes que acompanhavam a visita. Ao deixar o Santuário, o pontífice foi homenageado com o toque dos sinos, utilizados em momentos solenes.

Padre Jacques Désiré Laval foi beatificado por João Paulo II em 1979. Todos os anos, no dia 8 de setembro centenas peregrinos visitam o túmulo do beato em recordação de sua festa litúrgica, celebrada em 9 de setembro, data de sua morte.

Padre Laval, conhecido como o “apóstolo dos negros”, desembarcou em Port-Louis, capital de Maurício, em 1841. Dedicou-se s principalmente à evangelização dos ex-escravos e com eles construiu escolas e centros de oração em toda a ilha. Foi um apóstolo incansável, estava sempre em meio aos doentes, necessitados e prisioneiros. O sacerdote francês é considerado herói nacional por sua atuação em duas grandes epidemias que acometeram o país entre 1850 e 1856. 

Após a visita ao Santuário, Francisco se dirigiu ao Palácio Presidencial para a visita ao presidente e encontro com autoridades civis e corpo diplomático do país. O evento encerra a agenda do Pontífice em sua 31ª Viagem Apostólica. Ele retorna a Madagascar ainda nesta segunda-feira,9, e parte para Roma na manha de terça-feira, 10. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo