Após o Angelus

Papa: tráfico de pessoas, ferida causada por interesses econômicos

Francisco recordou o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, marcado para 8 de fevereiro. No centro, este ano, a condição de exploração de mulheres e meninas no mundo

Da redação, com Vatican News

/ Foto: Melanie Wasser via Unsplash

Neste domingo, 6, o Papa Francisco recordou que na próxima terça-feira, 8, memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, se celebra o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.

“Esta é uma ferida profunda, infligida pela vergonhosa busca de interesses econômicos sem nenhum respeito pela pessoa humana. Muitas jovens, as vemos nas ruas, que não são livres, são escravas de traficantes, que as mandam trabalhar e, se voltam sem dinheiro, as espancam. Hoje isso acontece em nossas cidades. Pensemos seriamente nisso”, exortou.

O Pontífice prosseguiu: “Diante desses flagelos da humanidade, expresso meu pesar e exorto todos aqueles que têm a responsabilidade de agir de forma decisiva para impedir tanto a exploração quanto as práticas humilhantes que afligem de modo particular as mulheres e meninas”.

A força do cuidado

“A força do cuidado. Mulheres, economia e tráfico de seres humanos”, é o tema do oitavo Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, confiado à Talitha Kum, rede internacional de combate ao tráfico.

Leia também:
.: “Erradicar o tráfico de pessoas e ajudar os sobreviventes”, pede Papa
.: “O ‘silêncio’ é cúmplice do tráfico de pessoas”, afirma socióloga

A rede está em atividade desde 2009 e é composta por mais de 3 mil religiosas de diversos Institutos e promovida pelas União Internacional de Superiores Gerais (UISG), junto com numerosas organizações de todo o mundo.

A edição de 2022 propõe colocar as mulheres no centro da reflexão. De fato, elas são as mais afetadas pela violência do tráfico. Ao mesmo tempo, as mulheres desempenham um papel fundamental no processo de transformação da economia da exploração em uma economia do cuidado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo