Proximidade aos pobres

Papa terá encontro com hóspedes e voluntários da Caritas de Roma

A visita do Pontífice à “Cittadella” da Caridade, por ocasião dos 40 anos da Caritas de Roma, está confirmada para às 16h de amanhã

Vatican News

O Papa Francisco vai visitar a “Cittadella” da Caridade, em Roma, nesta sexta-feira, 29, por ocasião dos 40 anos da Caritas local. Cerca de 200 pessoas, entre hóspedes e voluntários, irão receber o Pontífice, que também estará acompanhado do Cardeal Angelo De Donatis, do bispo Dom Gianpiero Palmieri e do diretor, padre Benoni Ambarus.

A Cittadella da Caridade abriga a Casa de Acolhimento Santa Jacinta, o Armazém da Solidariedade, um consultório dentário e um refertório. Depois de conhecer os espaços, o Papa será recebido no salão de convênios pelos hóspedes e voluntários que estarão representando todas a obras de caridade da Diocese e da Caritas de Roma.

Nascem pequenas luzes de caridade

O diretor da Cittadella comenta que a visita será um momento para se viver “junto ao nosso bispo, com uma memória de gratidão ao Senhor por nos ter escolhido servos e colaboradores”. Padre Benoni acrescenta que, “graças também à força evangélica do Papa Francisco, as comunidades vivem um despertar de atenção em relação aos últimos. Nascem pequenas luzes de caridade evangélica que gostaríamos de reunir para compartilhar experiências e forças”.

O lugar para isso, a Cittadella da Caridade, foi escolhida por ser um espaço de testemunho que reúne várias iniciativas e por onde passam milhares de hóspedes e voluntários por ano. Essa é uma das 52 obras da Caritas de Roma, num complexo de iniciativas que compreendem refeitórios, albergues, comunidades e casas-família, 157 centros paroquiais de escuta em rede e 5 armazéns territoriais.

Mais uma Sexta-feira da Misericórdia

A visita do Papa à Cittadella será caracterizada mais uma vez pelas Sextas-feiras da Misericórdia e também será a quinta visita de um Papa à Caritas de Roma. João Paulo II visitou o Refeitório de Colle Oppio, em 20 de dezembro de 1992; Bento XVI, em 4 de janeiro de 2007, fez o mesmo trajeto do seu predecessor. O Papa emérito, em 10 de fevereiro de 2010, ainda visitou a estrutura da Caritas de Via Marsala, isto é, albergue, refeitório e o centro de saúde, por ocasião do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza. Sempre no espaço de Via Marsala da Caritas, enfim, o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Caridade, em 18 de dezembro de 2015.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo