Saudação

Papa sobre os 500 anos de Havana: "Deus abençoe todo o povo cubano"

Francisco enviou mensagem em vídeo aos cubanos nesta sexta-feira, 15, pelos 500 anos de fundação da cidade de Havana, em Cuba

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco enviou esta sexta-feira, 15,  uma mensagem em vídeo aos cubanos por ocasião dos 500 anos de fundação da cidade de San Cristóbal de La Havana, capital da Ilha caribenha. “Sinto-me feliz por poder unir-me, através desta mensagem em vídeo, à celebração pelo quinto centenário de fundação da vossa cidade de San Cristóbal de La Havana”, iniciou o Santo Padre.

“Nos quinhentos anos de história deste povo amado, se entrelaçam muitas vidas que se dedicaram aos outros, muitos sonhos, esforços, sacrifícios partilhados para construir o presente e o futuro dos filhos de Cuba”, afirmou o Santo Padre em suas primeiras palavras. Francisco destacou três aspectos históricos que estiveram presentes desde o início da fundação, e que continuam sendo ainda hoje pilares para este tempo: a fé, a caridade e a esperança.

De acordo com Francisco, a fé encontra-se nas raízes da cidade e as raízes sustentam a vida que está se desenvolvendo. “Não se esqueçam daquelas raízes, o testemunho de fé de vossos antepassados”, frisou. O Papa recordou que o ato de fundação da cidade de Havana foi a celebração da Santa Missa: “Ali se encontra a centralidade da vida cristã: na Eucaristia, o sacramento que reúne nós cristãos como povo diante da presença do Senhor que nos fala, nos alimenta, nos envia para sermos testemunhas no mundo. Testemunhas do Evangelho. O Senhor Jesus nos convida a ser testemunhas da fé e também testemunhas da caridade e do amor”.

A caridade é outro aspecto que distingue o povo cubano, frisa o Pontífice. “Aprendestes de Maria, a Mãe de Jesus, que desde o início se fez presente no meio de vós com o nome da Virgem da Caridade do Cobre”, enfatizou. A caridade que Maria ensina é, de acordo com o Papa, a de dar o amor, e fazê-lo com ternura, com dedicação, e dar o amor na vida cotidiana.

Leia também
.: Papa envia mensagem a jovens cubanos: ‘amem a sua pátria’
.: Especialista explica como o Papa lida com o comunismo de Cuba

“Onde?” – perguntou o Pontífice. “Na família, entre os vizinhos, no trabalho, com todos e sempre. Não importa se se pensa de um modo ou de outro: que haja o amor, que haja a concórdia. E é desse modo que se fundamenta a unidade do povo cubano. A concórdia entre vós. Cada um de vós”. Francisco disse ainda que Maria ensina os cubanos a viver esta caridade, explicando que não é somente dar “algo” aos outros, mas sobretudo “dar-se”. Viver a amizade social, que ajuda um povo a seguir adiante.

Por fim, o Santo Padre se ateve ao terceiro aspecto histórico, a esperança. O Papa desejou que o Jubileu que Cuba celebra seja um motivo para renovar a esperança. “Como São Cristóvão carregava seus irmãos nas costas, assim também entre vós mesmos, peço-vos que vos ajudeis, auxiliai-vos, encorajai-vos, e sigais adiante sem perder o ânimo, sempre com o olhar voltado para a meta”.

“Peço ao Senhor que estes pilares de fé, de caridade e de esperança que vos sustentam, bem como a alegria que vos caracteriza, possam ser renovados e aumentados neste tempo de graça jubilar”, exortou. 

O Papa conclui sua mensagem em vídeo pedindo a Jesus que os abençoe: “Abençoe todo o povo cubano, que recordo com afeto quando vos visitei: que grande povo! E que a Virgem, Nossa Senhora da Caridade do Cobre, cuide de vós. E por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Muito obrigado.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo