Papa segue em reunião com Conselho de Cardeais

Novo encontro do Pontífice com seus conselheiros aconteceu nesta terça-feira. Encontros desta quarta reunião terminam amanhã

Da Redação, com Rádio Vaticano

Na manhã desta terça-feira, 29, o Papa Francisco participou da reunião com o Conselho de Cardeais. Esta nova série de encontros teve início nesta segunda e será concluído na quarta-feira, 30.

Na reunião de ontem, o Conselho ouviu um relatório do presidente da Pontifícia Comissão Referente de Estudo e Endereço para os Negócios Econômicos e Administrativos da Santa Sé, Prof. Joseph F.X. Zahra. O relatório é sobre alguns dos setores de atividades examinados pela comissão.

Depois de fazer uma revisão, nos encontros anteriores, sobre as Congregações da Cúria Romana, agora o Conselho vai fazer considerações sobre os Pontifícios Conselhos; primeiro, com reflexões gerais; depois, individualmente.  É de se esperar que, no curso deste encontro, se possa completar um primeiro resumo de considerações sobre tais organismos da Santa Sé.

Entre as decisões já tomadas pelo Conselho, está a criação de uma estrutura de coordenação para as atividades econômicas e administrativas da Santa Sé e do Vaticano, sob a direção do Cardeal George Pell, membro deste conselho. A nova Secretaria para a Economia terá autoridade sobre todas as atividades econômicas e financeiras. A Santa Sé informou, hoje, que o primeiro encontro do novo Conselho para a Economia está marcado para esta sexta-feira, 2 de maio.

Além da estrutura econômico-organizativa da Santa Sé, o último encontro dos cardeais conselheiros abordou a situação do Instituto para as Obras de Religião, tendo o Papa optado por manter a instituição financeira em funcionamento.

O organismo vai continuar a ser alvo de supervisão regular por parte da Autoridade de Informação Financeira do Vaticano. Nesse sentido, a Comissão Cardinalícia de Vigilância do IOR anunciou nesta segunda-feira, 28, que se vai reunir três vezes por ano, a não ser que haja circunstâncias particulares que exijam outros encontros.

O Conselho de Cardeais tem como missão auxiliar o Papa no governo da Igreja e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica ‘Pastor bonus’, assinada por João Paulo II em 28 de junho de 1988 e que diz respeito à Cúria Romana.

Esta é quarta reunião de Francisco com o Conselho de Cardeais, que ele nomeou em abril de 2013. A próxima rodada de encontros está prevista para o período de 1º a 4 de julho. Os cardeais conselheiros já se reuniram em outras três ocasiões: 1º a 3 de outubro de 2013; 3 a 5 de dezembro de 2013 e 17 a19 fevereiro de 2014.

Os oito cardeais que compõem o Conselho são: o hondurenho Oscar Rodriguez Maradiaga, que é coordenador, o italiano Giuseppe Bertello, o chileno Francisco Errazuriz Ossa, o indiano Oswald Gracias, o alemão Reinhard Marx, o congolês Laurent Monsengwo Pasinya, o estadunidense Sean O’Malley e o australiano George Pell. Também estão participando o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin e o secretário particular do Papa, Monsenhor Alfred Xuereb.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo