COMBATE AOS ABUSOS

Papa se reúne com vítimas de abusos por membros do clero na Bélgica

Após encontro com professores universitários, Francisco se encontrou com 17 vítimas de abusos e ouviu suas histórias e expectativas no combate a esses crimes

Da Redação, com Vatican News

Foto: Reprodução Reuters

Na noite desta sexta-feira, 27, o Papa Francisco se reuniu com 17 vítimas de abuso por membros do clero na Bélgica. O encontro aconteceu após o retorno do Pontífice de Lovaina, onde discursou aos professores da Universidade Católica de Lovaina.

A reunião aconteceu na Nunciatura Apostólica em Bruxelas e durou cerca de duas horas. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou que, durante o encontro, os presentes “puderam compartilhar com o Papa suas histórias e suas dores, além de expressar suas expectativas quanto ao compromisso da Igreja no combate aos abusos”.

“O Papa”, prossegue a nota, “pôde ouvir e se aproximar do sofrimento deles, expressando gratidão por sua coragem e o sentimento de vergonha pelo que sofreram quando crianças, por causa dos sacerdotes a quem estavam confiados. Ele anotou as solicitações que lhe foram feitas para poder estudá-las”.

Confira
.: Cobertura da 46ª Viagem Apostólica do Papa Francisco

O encontro havia sido anunciado nos últimos dias pela Conferência Episcopal Belga, mas não foi confirmado oficialmente. O tema dos abusos é um dos mais relevantes nesta visita do Papa à Bélgica, um país profundamente marcado por esses crimes. Em 2010, o bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, renunciou após admitir ter abusado sexualmente de alguns menores. Após seus crimes prescreverem, Francisco o demitiu do estado clerical em março.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo