VIAGEM APOSTÓLICA

Papa se encontra com missionários argentinos e crianças em Vanimo

Francisco conclui visita a Diocese de Vanimo, em Papua-Nova Guiné, com breve visita a grupo de missionários e religiosas argentinas em vilarejo

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco junto a crianças da Escolha Humanística da Paróquia da Santíssima Trindade em Vanimo / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Após o encontro com os fiéis da Diocese de Vanimo, o Papa Francisco visitou o vilarejo próximo de Baro neste domingo, 8, para encontrar um grupo de missionários e religiosas argentinas pertencentes ao Instituto do Verbo Encarnado (IVE).

O encontro ocorreu na Escola Humanística da Paróquia da Santíssima Trindade, administrada pelos missionários e freiras (Servas do Senhor e da Virgem de Matará) que estão presentes nesta zona remota no noroeste de Papua-Nova Guiné desde 1997.

Aguardando o Papa, havia um grupo de crianças vestindo a camiseta laranja do instituto, todas alinhadas, no jardim ou nas varandas. Em silêncio, se realizou a cerimônia de chegada do Pontífice, com duas crianças cegas que lhe ofereceram colares de flores e penas. Francisco retribuiu com rosários e balas.

O silêncio foi interrompido pelo coro na School & Queen of Paradise Hall, que é a primeira e única orquestra jovem em Papua-Nova Guiné. Ritmos com instrumentos de cordas e percussões do repertório clássico foram oferecidas ao Papa, que elogiou a habilidade dos estudantes.

Encontro com missionários e religiosas

Na sequência, o Santo Padre se dirigiu a um pequeno palco montado com flores, plantas, laços e algumas ‘composições’ com a imagem de Nossa Senhora de Luján, a Virgem padroeira da Argentina, cuja devoção é fortemente vivida entre os habitantes da vila.

Confira
.: Cobertura da viagem do Papa à Ásia e Oceania

Lá o Pontífice conheceu as irmãs que cuidam das várias “capelas” e fazem longas viagens a lugares isolados, onde permanecem por dias junto às comunidades. Este serviço foi um dos principais temas do encontro privado do Pontífice com seus conterrâneos e um grupo de religiosas, algumas vindas das Ilhas Salomão e que, por sua vez, entraram no pequeno salão para saudar Francisco.

Ao final do encontro, o Papa se encaminhou para o Aeroporto de Vanimo. Ele retornou a Port-Moresby para descansar antes de encerrar a sua passagem por Papua-Nova Guiné.

Padre Prado: ‘Foi muito gentil do Papa Francisco vir aqui’

Padre Martin Prado / Foto: Reprodução Youtube

O Pontífice foi convidado por um dos missionários do IVE, Padre Martin Prado, um velho amigo que trabalha em Papua-Nova Guiné há dez anos. Comentando sobre os bastidores da visita do Papa à Diocese, o Padre Prado disse que os missionários ficaram muito felizes em conhecê-lo: “Ainda não conseguimos acreditar que ele estava aqui conosco hoje: uma coisa linda, linda. Foi muito generoso da parte dele vir até aqui, ele é um homem de grande coração”.

O complexo administrado pelos missionários e que foi visitado pelo Papa inclui uma escola primária e secundária com cerca de 500 alunos. A escola secundária — a única na área — foi construída e inaugurada este ano com o apoio financeiro da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

A escola criou sua própria orquestra, a Queen of Paradise Orchestra, inspirada no programa de educação musical ‘Sistema’, fundado em 1975 pelo educador e músico venezuelano José Antonio Abreu para apresentar jovens de origens desfavorecidas à música como um meio de promover valores humanos.

Os missionários na Diocese de Vanimo

A história dos missionários católicos na Diocese de Vanimo remonta aos primeiros anos do século XX. Ao longo dos anos, a dedicação deles produziu resultados notáveis. Entre 1955 e 1993, a chegada de missionários passionistas e missionários leigos levou ao estabelecimento de missões em várias áreas.

Os missionários deram ênfase significativa ao fornecimento de educação e assistência médica em cada estação missionária que estabeleceram. Seu trabalho enfrenta muitos desafios. Em 2024, várias paróquias da Diocese ainda careciam de instalações básicas, como eletricidade, cobertura de rede móvel e acesso rodoviário. Falta infraestrutura básica, como estradas, pontes e transporte, especialmente nas paróquias mais remotas do interior.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo