centenário da canonização

Papa: São Gabriel de Nossa Senhora das Dores é modelo para os jovens

Francisco enviou uma carta a Dom Leuzzi, bispo de Teramo-Atri, por ocasião da abertura do Jubileu do centenário da canonização de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

Da redação, com Vatican News

Papa: São Gabriel de Nossa Senhora das Dores é modelo para os jovens

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores é modelo para os jovens. É o que escreveu o Papa Francisco neste sábado, 27, a Dom Leuzzi, bispo de Teramo-Atri, por ocasião da Abertura do Ano Jubilar de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores.

Francisco recordou os 100 anos da canonização de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, presidida por Bento XVI. Nesta data, Francisco afirmou que foi evidenciado o testemunho cristão, extraordinário e singular deste santo.

Unidade

Ele é modelo para toda a Igreja, especialmente para as novas gerações, escreveu o Pontífice. O Santo Padre reforçou sua união à Diocese e às comunidades cristãs das regiões de Abruzzo e Molise.

O Papa confirmou também seu apoio aos padres Passionistas e aos que participarem da Abertura do Jubileu, com a abertura da Porta Santa do Santuário, dedicado ao Santo padroeiro da juventude.

Gabriel: jovem repleto de vida e entusiasmo

“Espero que as celebrações, programadas para este centenário, possam reavivar o carinho e a devoção para com este amado santo, testemunha exemplar do Evangelho e intercessor junto a Deus”. É o que destacou Francisco.

Em sua mensagem, o Pontífice frisou que Gabriel foi um jovem animado por um desejo de plenitude, que o levou, para além das realidades mundanas e efêmeras. Ele se refugiou em Cristo, pontuou o Santo Padre.

Ainda hoje, o santo convida os jovens a reconhecerem em si mesmos a aspiração de viver e se realizar, que não pode prescindir da busca de Deus, do encontro com a sua Palavra.

“Com uma vida curta, mas intensa, este santo deixou uma marca indelével, que perdura com toda a sua eficácia”, sublinhou o Papa.

Exemplo

Francisco renovou seu desejo de que o exemplo do jovem possa seu um guia precioso no caminho das pessoas consagradas e dos fiéis leigos, que tendem ao amor a Deus e ao próximo.

Leia também
.: Relíquia de São Gabriel da Virgem Dolorosa presente no Santuário do Pai das Misericórdias

 “Sobretudo neste tempo de emergência pandêmica e consequente fragilidade econômica e social, é preciso que os discípulos do Senhor se tornem, cada vez mais, instrumentos de comunhão e fraternidade. Que transmitam aos outros a caridade de Cristo, a ser irradiada com atitudes concretas de proximidade, ternura e dedicação”, complementou.

Votos do Papa

Francisco conclui sua mensagem pedindo aos participantes das várias iniciativas, que desvendem o rosto do Senhor, na pessoa de cada irmão e irmã. Oferecer a todos consolação e esperança, prosseguiu.

Com estes sentimentos, o Pontífice  concede a todos a sua Bênção Apostólica, pedindo para que rezem em suas intenções.

Indulgência para quem celebra o Jubileu de São Gabriel

A Penitenciaria Apostólica concedeu uma indulgência plenária até 27 de fevereiro de 2022. Ela pode ser recebida individualmente ou aplicada como sufrágio também às almas dos defuntos e aos peregrinos que visitam o santuário de São Gabriel.

Receberam a indulgência quem participar de uma celebração jubilar, ou passar um tempo apropriado diante da urna de São Gabriel. A oração do Pai-Nosso e do Credo, e orações dirigidas à Virgem Maria e a São Gabriel devem ser realizadas.

O fiel deve estar nas condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração de acordo com as intenções do Papa).

 Os idosos, os doentes e aqueles que por razões sérias não podem sair de casa também podem receber a indulgência plenária. Isso pode acontecer desde que decidam se distanciar de todo pecado e com a intenção de cumprir as três condições habituais o mais rápido possível.

Diante de alguma imagem do santo devem se unir espiritualmente às celebrações jubilares e oferecer orações e sofrimentos ao Senhor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo