Oração em outubro

Papa reza por mais mulheres em instâncias de responsabilidade na Igreja

Neste mês de outubro, mês missionário, intenção de oração do Papa traz como foco a participação das mulheres leigas na Igreja

Da Redação, com O Video do Papa

Um olhar para uma maior participação de mulheres leigas em instâncias de responsabilidade na Igreja. Este é o foco da intenção de oração do Papa Francisco para o mês de outubro, expressa em “O Video do Papa” divulgado nesta quinta-feira, 8.

No mês missionário, Francisco destaca que leigos e leigas são protagonistas da Igreja. E hoje, em especial, é preciso ampliar os espaços com presença feminina relevante na Igreja, pois as mulheres costumam ser deixadas de lado.

“Devemos promover a integração das mulheres em lugares onde são tomadas decisões importantes. Rezemos para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, em especial as mulheres, participem mais nas instâncias de responsabilidade da Igreja, sem cair em clericalismos que anulam o carisma laical”, pede o Papa.

Confira o que diz o Papa Francisco sobre as mulheres leigas na Igreja em um infográfico ao final da matéria

Sobre o vídeo de outubro

O vídeo deste mês foi produzido em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e conta com a participação de altas funcionárias do Vaticano e jornalistas do Vatican News.

Para o Santo Padre, é fundamental que as mulheres tenham uma presença mais relevante. Francisco sinalizou muitos gestos que promovem esta vontade de dar à Igreja um peso feminino maior. Em 2016, por exemplo, o dia de santa Maria Madalena foi elevado à categoria de festa litúrgica, sendo a santa hoje definida no novo prefácio da Missa como “apóstola dos apóstolos”. E desde o início de seu pontificado, Francisco tem nomeado cada vez mais mulheres para as instâncias de responsabilidade da Igreja.

“Pelo batismo todas são chamados a anunciar e servir com fidelidade o Evangelho de Jesus Cristo e a ser discípulos missionários do Senhor, mas entre os fiéis leigos, as mulheres foram consciente e inconscientemente rebaixadas a um nível inferior”, destaca o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos, SJ.

O sacerdote recorda o que escreve o Papa na exortação apostólica “Querida Amazônia”: muitas mulheres, impelidas pelo Espírito Santo, mantêm a Igreja de pé, em muitas partes do mundo, com admirável dedicação e fervorosa fé. “É fundamental que participem cada vez mais em suas instâncias de decisão. Isso exige uma mudança profunda de mentalidade, exige a nossa conversão, que implica oração”, conclui padre Fornos.

Palavra da Dra. Linda Ghisoni, subsecretária para os Fiéis Leigos

A Dra. Linda Ghisoni, Subsecretária para os Fiéis Leigos, reflete: “No vídeo de outubro de 2020, dedicado à missão dos leigos na Igreja, o Santo Padre começa falando sobre o batismo. Isso é muito importante porque nos permite compreender que o desejo de ter uma maior participação dos leigos – e em particular das mulheres – nas instâncias de responsabilidade da Igreja não deve ser interpretado como se fosse uma operação sociológica ou para querer garantir maiores cotas para uma distribuição de poder entre mulheres e homens, entre leigos e clérigos”.

Segundo ela, não se trata, portanto, de uma demanda de espaço para obtenção de cargos. “Se, de fato, tomamos consciência do sentido do nosso batismo, compreendemos o nosso lugar na Igreja, que, para tal, não pode renunciar às contribuições específicas dos leigos, das mulheres, que por vocação são parte constitutiva dela”.

Sobre O Vídeo do Papa

O Vídeo do Papa é uma iniciativa oficial de alcance global que tem como objetivo difundir as intenções de oração mensais do Santo Padre. É desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração). O projeto conta com o apoio do Vatican Media. Mais informações em: ovideodopapa.org

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo