Compaixão

Papa reza pelas vítimas do terremoto no Afeganistão

Ao final da Audiência Geral, Francisco dirigiu “um pensamento especial” ao povo do Afeganistão, atingido por um terremoto devastador que causou cerca de 3 mil mortes

Da redação, com Vatican News

Aldeia de Naib Rafi, na província de Herat, oeste do Afeganistão, três dias depois dos fortes terremotos /Foto: Kyodo via Reuters

Não só a “dor” pela violência no Oriente Médio, mas também a preocupação com o Afeganistão, abatido pelo terremoto que atingiu a parte ocidental do país no último sábado, 7, onde a terra continua a tremer. O Papa Francisco, no final da Audiência Geral na Praça São Pedro, pediu orações “para todos aqueles que sofrem com a fome, a injustiça e a guerra, especialmente pela querida e martirizada Ucrânia” e dirigiu “um pensamento especial” à população afegã. Pessoas que, segundo o Pontífice, “estão sofrendo após o devastador terremoto que as atingiu, causando milhares de vítimas, incluindo muitas mulheres, crianças e pessoas deslocadas”.

O Santo Padre convidou “todas as pessoas de boa vontade a ajudar esse povo já tão provado, contribuindo em um espírito de fraternidade para aliviar o sofrimento das pessoas e apoiar a reconstrução necessária”.

Em 7 de outubro, uma violenta série de tremores de magnitude entre 4,6 e 6,3 devastou a província de Herat, destruindo cerca de vinte vilarejos. Cerca de 3 mil pessoas morreram e quase 10 mil ficaram feridas, de acordo com o primeiro balanço divulgado pelo regime talibã em Cabul por meio da Autoridade de Gerenciamento de Emergências. O epicentro foi localizado não muito longe de Zindah Jan, a uma distância de cerca de 55 quilômetros a nordeste da cidade, que fica no vale do rio Hari, no centro da província de Herat.

Um novo e forte terremoto com magnitude de 6,3 estremeceu novamente o oeste do país nas últimas horas. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o novo terremoto atingiu a área próxima à cidade de Herat, perto do epicentro do terremoto do último sábado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo