Celebração no Vaticano

Papa reza pela paz no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo

Francisco pediu o fim dos muros de inimizade e deu destaque, em sua oração, às mulheres e crianças vítimas da violência

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco, na Basílica Vaticana, em celebração de oração pela paz no Sudão do Sul e no Congo / Foto: Reprodução CTV

“Nesta tarde, com a oração, queremos lançar sementes de paz na terra do Sudão do Sul e da República Democrática do Congo, e em todas as terras feridas pela guerra”. Assim o Papa Francisco iniciou sua reflexão na celebração de oração pela paz nos dois países africanos afetados por conflitos.

Acesse
.: Íntegra da homilia do Papa na ocasião

A celebração no altar da cátedra da Basílica de São Pedro na tarde desta quinta-feira, 23, foi aberta ao público e reuniu também líderes de outras religiões. No início, a entrada de algumas imagens dos dois países. Francisco agradeceu a todos os que se empenharam para a realização desta vigília de oração; ele disse que já tinha decidido visitar o Sudão do Sul, mas não foi possível. Porém, lembrou que a oração é o mais importante, uma vez que é mais forte: “a oração atua com a força de Deus, para Quem nada é impossível”.

Papa saúda líderes de outras religiões presentes no momento de oração / Foto: Reprodução CTV

Na cruz, Cristo carregou sobre si todo o mal do mundo, observou o Santo Padre, incluindo os pecados que geram e fomentam as guerras, como o orgulho, a ganância de poder e a mentira. Assim, o Papa pediu que o Senhor Ressuscitado derrube os muros da inimizade, em especial no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo.

“[Que o Senhor Ressuscitado] Socorra as mulheres vítimas de violência, nas zonas de guerra e em todas as partes do mundo. Salve as crianças que sofrem por causa de conflitos, a que são alheias mas que roubam a sua infância e, às vezes, a própria vida. Que grande hipocrisia é negar os massacres de mulheres e crianças! Nisto se mostra o rosto mais horrível da guerra”, enfatizou.

Francisco rezou ainda pelos governantes e todos os líderes, a fim de que Deus revigore neles “um espírito nobre, reto, firme e corajoso na busca da paz, através do diálogo e da negociação”.

Em sinal de fraternidade e compromisso recíproco pela paz com a ajuda da Mãe de Deus, o Papa abençoou duas imagens da Santíssima Virgem que serão levadas ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo. 

As duas imagens que serão levadas para o Sudão do Sul e Congo / Foto: Reprodução CTV

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo