Francisco discursou hoje aos participantes do evento que busca promover uma “algorética”, ou seja, um desenvolvimento ético da inteligência artificial
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco recebeu em audiência nesta terça-feira, 10, os participantes do evento “AI Ethics: An Abrahamic commitment to the Rome Call” . O é promovido pela Pontifícia Academia para a Vida e pela Fundação RenAIssance. Francisco agradeceu pelo empenho em promover uma ética partilhada a respeito dos grandes desafios que se abrem no horizonte da inteligência artificial.
Em 28 de fevereiro de 2020, foi assinado um documento, aprovado pelo Papa Francisco, de um compromisso com o desenvolvimento de tecnologias a serviço da humanidade. Desde então, aumentaram a adesão ao projeto e o diálogo com outras religiões. Em seu discurso, Francisco observou que hoje o evento também envolve delegações judaicas e islâmicas, que olham para a inteligência artificial com um olhar inspirado nas palavras da encíclica Fratelli tutti.
“A vossa adesão à promoção de uma cultura que coloque esta tecnologia ao serviço do bem comum de todos e da salvaguarda da casa comum é exemplar para muitos outros. A fraternidade entre todos é a condição para que o desenvolvimento tecnológico esteja a serviço da justiça e da paz em todo o mundo.”
O Papa ressaltou ainda que a inteligência artificial é sempre mais presente na vida cotidiana, tanto pessoal como social. As inovações neste campo fazem com que tais instrumentos sejam sempre mais decisivos na atividade e decisões humanas. Assim, Francisco encorajou o trabalho a fim de que a chamada “algorética”, ou seja, o desenvolvimento ético da inteligência artificial, também seja sempre mais presente.
A Rome Call – como é chamada essa iniciativa para uma abordagem ética da Inteligência Artificial – pode ser, segundo o Papa, um instrumento útil para um diálogo comum entre todos, a fim de favorecer o desenvolvimento humano das novas tecnologias.
“Expresso o meu apoio à generosidade e ao dinamismo com que vocês se empenham e convido-vos a prosseguirem com audácia e discernimento, na busca de caminhos que conduzam a um envolvimento cada vez mais amplo de todos aqueles que têm no coração o bem da família humana”, concluiu Francisco.
Assinatura de documento
Por ocasião deste encontro, três representantes das três religiões abraâmicas assinarão a Rome Call for AI Ethics, um documento nascido no âmbito da Pontifícia Academia para a Vida e curado pela Fundação RenAIssance para promover uma “algorética”, ou seja, um desenvolvimento ético da inteligência artificial.