window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Neste domingo

Papa renova convite para a celebração do Dia dos Avós e dos Idosos

Esta será a terceira vez em que a Igreja celebra oficialmente a data; “De geração em geração, a sua misericórdia” (Lc 1, 50) é o tema a ser refletido

Da redação, com Vatican News 

Foto: IPA/ABACA via Reuters

Diante da proximidade do III Dia Mundial dos Avós e Idosos – que será celebrado neste domingo, 23, o Papa Francisco deixou uma mensagem em sua conta oficial no Twitter:

“Renovo o meu convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para celebrarem, no próximo domingo, o III Dia Mundial dos #AvóseIdosos, colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos”.

Leia também
.: Papa: os idosos entregam um passado necessário para construir o futuro

Assim como o Santo Padre, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano também reiterou o convite para a vivência do Dia dos Avós e dos Idosos.

O pedido do organismo é que, em todas as dioceses do mundo, sejam presididas missas dedicadas a eles e visitas aos idosos sozinhos. Aqueles que realizarem esses gestos receberão uma indulgência plenária.

Celebração em Roma

A data tem como tema “De geração em geração, a sua misericórdia” (Lc 1, 50) e, em Roma, o cerne da celebração será a Santa Missa, presidida pelo Papa Francisco, às 10h, na Basílica de São Pedro.

Mais de 6000 pessoas participarão da missa, entre os quais muitos idosos oriundos de toda a Itália: avós acompanhados pelos netos e famílias, idosos convidados de casas de repouso e residências de saúde, bem como muitas pessoas idosas envolvidos na vida paroquial, diocesana e associativa.

No final da celebração, cinco idosos – representando os cinco continentes – entregarão simbolicamente a Cruz do Peregrino da JMJ a cinco jovens que partem para Lisboa, significando a transmissão da fé de geração em geração. O gesto de envio pretende representar também o compromisso que os idosos e avós assumiram, a convite do Santo Padre, de rezar pelos jovens que partem e acompanhá-los com a sua bênção.

A Diocese de Roma entregará a todos os participantes da celebração a oração pelo Terceiro Dia Mundial e a mensagem do Papa Francisco aos avós e aos idosos.

Celebração no Brasil

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará uma missa com os idosos no Santuário de Aparecida. Arquidioceses e dioceses também se organizaram para promover a data por meio de celebrações eucarísticas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo