1º de setembro

Papa recorda "Tempo da Criação", que começa nesta sexta-feira

Período é especial de oração e ação dedicado à renovação da relação com o Criador e toda a criação; Confira a mensagem de Francisco no Twitter

Da redação

Foto: Matthew Smith na Unsplash

Nesta sexta-feira, 1º de setembro, será celebrado o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e o início do Tempo da Criação. Sobre a data, o Papa Francisco divulgou uma mensagem em sua conta oficial no Twitter: “Neste Tempo da Criação, que começa amanhã, detenhamo-nos nestes batimentos do coração: o nosso, o das nossas mães e das nossas avós, o pulsar do coração da criação e do coração de Deus”.

Leia mais
.: Tempo da Criação: Casa comum não é um mero “recurso”, adverte Papa
.: Tempo da Criação: Papa indica silêncio, escuta e contemplação

O período é especial de oração e ação dedicado à renovação da relação com o Criador e toda a criação. Este ano, o tema foi: “Que a Justiça e a Paz Fluam”. No site dedicado ao “Tempo da Criação”, é possível ler uma pequena reflexão sobre o tema:

“O profeta Amós clama: ‘Mas antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca’ (Amós 5, 24). Portanto, somos chamados a nos juntar ao rio da justiça e da paz para abraçar a justiça climática e ecológica e falar com e pelas comunidades mais afetadas pela injustiça climática e perda da biodiversidade”.

Origem do Tempo da Criação

Esse é um período ecumênico, celebrado por cristãos em todo o mundo. Tudo começou com o Patriarca Ecumênico Dimitrios I, que, em 1989, proclamou 1º de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos. O ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia com a comemoração de como Deus criou o mundo.

Em 2015, o Papa Francisco acolheu a iniciativa e instituiu a data na Igreja Católica. Anualmente, desde então, os católicos celebram o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação também em 1 º de setembro. E foi o Conselho Mundial de Igrejas que transformou a iniciativa em um tempo, estendendo a celebração do dia 1º de setembro a 4 de outubro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo