Em audiência no Vaticano

Papa recorda holocausto ao receber líderes judaicos da Europa

Audiência acontece no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 27, em audiência os representantes do Congresso Judaico Europeu (European Jewish Congress).

O encontro foi realizado hoje, no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 72 anos após a libertação do campo de concentração nazi Auschwitz-Birkenau.

Veja também
.: Europa celebra o Dia da Memória pelas Vítimas do Holocausto

O líder do ‘European Jewish Congress’, Moshe Kantor, disse querer levar ao Papa a sua “profunda preocupação” pelo aumento do populismo e da intolerância no mundo ocidental.

Em julho de 2016, o Papa Francisco visitou os antigos campos de concentração nazis de Auschwitz e Bikernau, na Polônia, numa homenagem silenciosa que durou cerca de hora e meia.

As únicas palavras foram deixadas em espanhol, por escrito, no livro do Museu de Auschwitz: “Senhor, tem piedade do teu povo. Senhor, perdão por tanta crueldade”.

João Paulo II e Bento XVI visitaram Auschwitz em 1979 e 2006, respectivamente.

O campo começou a funcionar em 1940 e terminou em 1945, com a chegada das tropas soviéticas, estimando-se que tenham morrido 1,3 milhões de pessoas, sobretudo judeus, ciganos, russos, presos políticos e polacos.

Uma das salas conserva ainda duas toneladas de cabelos humanos; foi também neste campo que foram usadas pela primeira vez as câmaras de gás.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo