"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

Por dentro da história

Fábrica de Schindler, em Cracóvia, recorda sofrimento dos judeus

Local se transformou em um museu onde visitantes conhecem a saga que os judeus passaram até serem salvos por Oscar Schindler

Ana Meneses
Enviada especial à Polônia

Foto: Canção Nova

Fábrica de Schindler, hoje museu, conta sofrimento dos judeus durante ocupação nazista / Foto: Canção Nova

A Fábrica de Schindler, localizada em Cracóvia, é um lugar que retrata a dor e o sofrimento de um povo, mas que tem sua memória carregada da esperança de que a solidariedade, a caridade e o amor sempre são capazes de encontrar espaço no coração humano.

Há mais de 20 anos, o cineasta Steven Spielberg comoveu milhares de pessoas com seu filme “A Lista de Schindler, que retrata a realidade nua e crua da ocupação nazista da Polônia e os atos heróicos de Oskar Schindler na busca de poupar a vida de centenas de judeus.

Confira
.: Mais fotos da Fábrica de Schindler

A prefeitura da cidade transformou a antiga fábrica em um museu, um local para contar a história do que aconteceu com os judeus em Cracóvia na II Guerra Mundial.

Chão de pedras, arames farpados e barulhos de bomba, música judaica, gritos e mais gritos. Estes são os sons ouvidos durante a visita e que fazem as pessoas vivenciarem de maneira ainda mais intensa a realidade vivida naquela época.

Schindler se comoveu ao ver a atrocidade que os judeus sofriam e diante deste espetáculo de crueldade, se comoveu e criou a sua famosa lista, a lista de Schindler. O documento continha o nome dos seus mais de 1000 funcionários, que ele declarava como “imprescindíveis”, e foi deste modo que salvou a vida de centenas e centenas de judeus.

A última parte da visita é dedicada às frases anônimas que foram ditas por tantos homens e mulheres que viveram esta realidade, frases recolhidas e impressas nas paredes do museu.

Leia também
.: Milhares de peregrinos da JMJ poderão visitar Auschwitz

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo