16 de julho

Papa recorda festa de Nossa Senhora do Carmo celebrada hoje

Com um tuíte, Francisco comentou a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo e reforçou: o lugar da Igreja é perto de Cristo

Da redação, com Vatican News

Nossa Senhora do Carmo/ Foto: Denise Claro – Canção Nova

“Hoje, festa de Nossa Senhora do Carmo, contemplamos Nossa Senhora que está ao lado da Cruz de Cristo. Esse é também o lugar da Igreja: perto de Cristo.” Com um tuíte, o Papa Francisco recordou nesta terça-feira, 16, a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, mãe da Ordem Carmelita, venerada desde o século XIII.

O nome de Nossa Senhora do Carmo está ligado à região do Monte Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”). Foi ali que os profetas Elias e Eliseu se refugiaram, tornando o lugar o cenário de um dos acontecimentos mais importantes do Antigo Testamento e onde se reuniram e construíram uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora. Eis o porquê do nome “Ordem dos Carmelitas”.

Perto da Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, se encontra a comunidade “São Martinho no Monte”, onde reside o frei Juliano Luiz da Silva, recém-professo perpétuo. Comentando a mensagem do Papa Francisco, frei Juliano, que pertence à Província Carmelitana de Santo Elias no Brasil, ressalta que o lugar do homem e da mulher é sempre ao lado de Jesus.

“Hoje na festa de Nossa Senhora do Carmo, o Papa Francisco nos recorda de Maria aos pés da Cruz, lugar de todo cristão. Naquele momento recebemos Maria como Mãe e desde os primeiros séculos do cristianismo ela foi reconhecida e venerada como Mãe da Igreja, aquela que caminha com seus filhos, os protege e os ensina como chegar até Jesus”, comentou o frei.

A Ordem Carmelita, desde o início, reconhece Maria como Mãe, Irmã e Mestra de oração, revelou frei Juliano: “Sabemos que nossos primeiros irmãos no Monte Carmelo já no século XIII haviam em meio a suas celas, uma capela dedicada a Maria, Senhora do Lugar. Os exemplos de Nosso Pai, o Profeta Elias e de Maria plantaram a raiz de nossa espiritualidade, o silêncio, a oração e a nossa missão profética”.

“Como aos pés da cruz, Maria também participa do sofrimento de cada filho e os escuta. Sinal de cuidado materno é o santo escapulário, vindo também esse em momento de tribulação. O que Maria promete aos frades carmelitas daquela época se estende rapidamente a inúmeros filhos que carregam sobre o peito esse sinal de amor”, revelou o religioso.

O escapulário , tradição da Ordem Carmelita, recorda segundo frei Juliano, a misericórdia de Deus para com seu povo e o convida a viver segundo a Santa Palavra. “Hoje, unidos a tantos santos do Carmelo, louvamos a Deus por tantas graças derramadas pela intercessão da Virgem do Carmo. Recordemo-nos que nosso lugar é sempre ao lado de Jesus, mesmo quando a dor vier nos visitar. Feliz festa do Carmo a todos os carmelitas e devotos da Santíssima Virgem do Monte Carmelo”, concluiu o frei.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo