Em sua conta no Twitter, Francisco pediu ao mundo que construa um futuro com os “irmãos refugiados”
Da redação, com informações da ONU News
Nesta segunda-feira, 20, é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. A data instituída pelas Nações Unidas (ONU) visa homenagear aqueles obrigados a fugir de suas casas em todo o mundo.
O Papa Francisco recordou a data em sua conta oficial no Twitter (@pontifex_pt):
“Se queremos colaborar com o nosso Pai celeste na construção do futuro, façamo-lo juntamente com os nossos irmãos e irmãs #migrantes e #refugiados. Construamo-lo hoje, porque o futuro começa hoje e a partir de cada um de nós. #WorldRefugeeDay”, escreveu.
Aumento dos refugiados
A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) destaca que o número de pessoas aumentou a cada ano, na última década, e está no nível mais alto desde o início dos registros. Esta é uma tendência que só pode ser revertida por um novo esforço conjunto por pacificação.
Na última semana, o Acnur lançou seu relatório anual de Tendência Globais indicando que até o final de 2021, os deslocados por guerra, violência, perseguição e abusos de direitos humanos eram de 89,3 milhões.
O valor é 8% maior em comparação ao ano anterior e bem mais que o dobro de 10 anos atrás. Segundo o Acnur, a invasão russa da Ucrânia causou uma das maiores crises de deslocamento desde a Segunda Guerra Mundial na Europa. Outras emergências, da África ao Afeganistão, empurraram o número para o marco dramático de 100 milhões.
Assim, este ano, o Acnur reforça que todas as pessoas têm direito a buscar segurança, independentemente de quem sejam, de onde venham e sempre que são forçadas a fugir.
Dia Mundial do Migrante e do Refugiado
No dia 25 de setembro, é celebrado o 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Em fevereiro deste ano, o Papa Francisco divulgou o tema que será refletido nesta data: “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”.
Em maio, a mensagem do Pontífice foi divulgada pela Santa Sé. Em seu texto, o Santo Padre fez um novo apelo para que seja mudada a abordagem e a percepção sobre os migrantes.
Íntegra
.: Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2022
Nem invasores, nem destruidores, nem usurpadores, mas trabalhadores dispostos, instrumentos para “conhecer melhor o mundo e a beleza da sua diversidade”, portadores de “dinâmicas revitalizantes e animadores de celebrações vibrantes”, no caso dos católicos, escreveu o Santo Padre.