Em sua conta oficial no Twitter, Francisco afirmou: não se faz bom jornalismo sem ouvir com o coração; Relembre a mensagem do Pontífice para a data
Da redação
“A escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação. Não se comunica se primeiro não se escutou, nem se faz bom jornalismo sem a capacidade de escutar”.
Foi o que escreveu o Papa Francisco em sua conta oficial no Twitter neste domingo, 29, Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Em seu tweet, o Pontífice recordou a importância da escuta, tema de sua mensagem para a data. O texto do Santo Padre foi divulgado em janeiro deste ano e tem como título: “Escutar com o ouvido do coração”.
Acesse
.: Íntegra da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022
Mensagem do Papa
Na mensagem do Papa, o verbo “escutar” é definido como uma condição para um autêntico diálogo.
À luz da Bíblia, o Pontífice destaca que a escuta não é só uma percepção acústica, mas está ligada à relação dialogal entre Deus e a humanidade. Francisco reforça ainda que a escuta não tem a ver apenas com o sentido do ouvido, mas com a pessoa toda.
Em outro ponto, o Santo Padre recorda a tentação – ainda mais evidente em tempos de social web – de procurar saber e espiar, instrumentalizando os outros para os próprios interesses. É preciso escutar o outro, face a face, aproximando-se com abertura leal, confiante e honesta, afirma.
Por fim, o Papa aborda na mensagem a escuta na Igreja, como o dom mais precioso que se pode oferecer uns aos outros.