Santo Padre destacou o testemunho de caridade dado por padre Donizetti, beatificado no sábado passado
Da Redação
Um pastor dedicado ao seu povo, corajoso defensor dos pobres. Com essas palavras o Papa Francisco recordou o padre Donizetti Tavares de Lima, brasileiro beatificado no último sábado, 23, em Tambaú (SP).
“Sábado passado, em Tambaú, foi proclamado beato o sacerdote Donizetti Tavares de Lima, pastor totalmente dedicado ao seu povo, testemunha da caridade evangélica e corajoso defensor dos pobres. Os sacerdotes, as pessoas consagradas, mas também os fiéis leigos podem se apropriar do testemunho de fé do beato Donizetti, com a coerência das escolhas de vida, inspiradas no Evangelho. Um aplauso para o novo beato!”, disse o Papa ao final da catequese desta quarta-feira, 27.
Padre Donizetti nasceu em 3 de janeiro de 1882 em Cássia (MG). Ordenado padre em 12 de julho de 1908, seu sacerdócio foi marcado pelo serviço aos mais pobres, doentes e marginalizados. Ficou muito conhecido, nesse sentido, por suas obras sociais, como a fundação do asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Tambaú. Ele também criou a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.
O sacerdote faleceu em 16 de junho de 1961, em Tambaú (SP). Em outubro de 2017, teve as virtudes heroicas reconhecidas pelo Papa Francisco, passando a ser considerado como venerável Servo de Deus.
Em abril passado, houve o reconhecimento do milagre por sua intercessão e o consequente anúncio da beatificação, realizada em Tambaú (SP), na Diocese de São João da Boa Vista (SP). A cerimônia foi presidida pelo representante do Papa Francisco para a ocasião, Cardeal Giovanni Angelo Becciu.
Sobre a vida do sacerdote
Por ocasião da beatificação do padre Donizetti, o CN Notícias exibiu, de 11 a 14 de junho passado, uma série de 4 reportagens especiais sobre a vida do sacerdote. Confira a seguir:
1ª reportagem:
2ª reportagem:
3ª reportagem:
4ª reportagem: