Novo beato brasileiro

Padre Donizetti será beatificado no dia 23 de novembro

Cerimônia será presidida pelo representante do Papa Francisco no Brasil, cardeal Giovanni Angelo Becciu

Da redação, com Regional Sul I da CNBB

Padre Donizetti durante programa de rádio / Foto: Arquivo Site Oficial – www.padredonizettitambau.com

No dia 23 de novembro o Servo de Deus, Padre Donizetti Tavares de Lima, será beatificado em cerimônia presidida pelo representante do Papa Francisco no Brasil, cardeal Giovanni Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. A Santa Missa e o Rito de Beatificação acontecerão em frente à igreja São José, em Tambaú (SP), às 9h.

A cerimônia contará com a presença do Cardeal Dom Orani Tempesta, do bispo da Diocese de São João da Boa Vista (SP), Dom Antônio Emídio Vilar, sdb, além do postulador da causa Dr. Paolo Vilotta e do vice-postulador da causa e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú (SP), Padre Anderson Godoi, mps.

No dia 6 de abril de 2019, o Papa Francisco autorizou Congregação a promulgar o Decreto que reconheceu o milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Padre Donizetti Tavares de Lima, autorizando sua beatificação.

Com a promulgação do Decreto, no dia 8 de abril de 2019, a Santa Igreja, atribuiu o título de Beato ao Venerável Servo de Deus Padre Donizetti Tavares de Lima, autorizando sua veneração pública, ainda que limitada a lugares específicos, o que deve ser considerado um passo importante em vista de sua canonização, quando sua veneração será universal, isto é, para toda a Igreja.

O decreto foi promulgado após o reconhecimento do milagre em favor do menino Bruno Henrique de Oliveira, atribuído à intercessão do Venerável Padre Donizetti Tavares de Lima, curado milagrosamente de uma deformidade congênita de nascença nos membros inferiores, conhecida como pé torto congênito bilateral.

Biografia do Beato Donizetti Tavares de Lima

O Beato é brasileiro, nascido em Cássia, Estado de Minas Gerais (MG), no dia 3 de janeiro de 1882, filho de Tristão Tavares de Lima e Francisca Cândida Tavares de Lima. Ingressou no Seminário no ano de 1900, ordenando-se padre diocesano no dia 12 de julho de 1908, na cidade de Pouso Alegre, MG, por seu grande mentor espiritual, Dom João Batista Corrêa Nery.

O sacerdote passou pelas Paróquias Jaguary (Jaguariúna); Paróquia de Santa Mãe de Deus; Paróquia Sant’Ana em Vargem Grande do Sul, chegando em Tambaú no dia 12 de junho de 1926, permanecendo por 35 anos até o seu falecimento, ocorrido aos 79 anos no dia 16 de junho de 1961, em fama de santidade crescente até os dias atuais.

O processo de Beatificação iniciou-se no ano de 1992 e, no ano de 2009, com o encerramento da fase diocesana, os autos foram encaminhados para Roma, culminando na data de 8 de abril com a decretação de sua Beatificação. Padre Donizete se distinguia por uma vida simples e austera. Seu desejo era servir a Deus sobre todas as coisas servindo ao povo que lhe foi confiado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo