Após a Catequese

Papa recorda a Pacem in terris: o amplo horizonte da paz

Ao final da Catequese desta quarta-feira, 12, Francisco lembrou que ontem foi o 60º aniversário da encíclica de São João XXIII “Pacem in terris”, escrita no auge da Guerra Fria

Da redação, com Vatican News

Foto: Vatican Media via REUTERS

Na manhã desta quarta-feira, 12, ao final da Audiência Geral, o Papa lembrou o aniversário da encíclica Pacem in terris, de São João XXIII, durante as saudações aos fiéis de língua italiana. Ele ainda ressaltou a pertinência e a atualidade do documento, diante de um mundo em guerra.

“Ontem, foi o sexagésimo aniversário de Pacem in terris que São João XXIII dirigiu à Igreja e ao mundo em meio à tensão entre dois blocos opostos na chamada Guerra Fria. O Papa abriu diante de todos um amplo horizonte no qual se pode falar de paz e construir a paz. No plano de Deus para o mundo e para a família humana, essa encíclica foi uma verdadeira bênção, como um vislumbre de serenidade no meio de nuvens escuras. Sua mensagem é muito atual hoje”, disse o Santo Padre

Para validar sua afirmação, o Papa citou uma passagem da Encíclica, em seu número 114: “as relações entre comunidades políticas como entre seres humanos individuais devem ser reguladas não pelo recurso à força das armas, mas à luz da razão, ou seja, à luz da verdade, da justiça e da solidariedade trabalhadora. Convido os fiéis e os homens e mulheres de boa vontade a ler Pacem in terris, e rezo para que os líderes das nações se deixem inspirar por ele em seus projetos e decisões”. 

Domingo da Divina Misericórdia

Brevemente, Francisco também recordou, durante a saudação aos fiéis de língua polaca a celebração do próximo domingo: “daqui a pouco, celebraremos o Domingo da Divina Misericórdia, instituída por São João Paulo II, como desejado pelo Senhor Jesus através de Santa Faustina Kowalska há quase um século. Hoje, quando o mundo é cada vez mais provado pelas guerras e se afasta de Deus, temos ainda mais necessidade da Misericórdia do Pai. Elevemos, portanto, a oração a Cristo: Pela sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”.

Ucrânia

Ao final, o Pontífice também se recordou, como nas audiências anteriores do povo ucraniano: “perseveremos em oração pela martirizada Ucrânia. Rezemos pelo quanto sofre a Ucrânia”. O Papa disse isto na audiência geral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo