Audiência no Vaticano

Papa recebe presidente do Uruguai: situação regional em pauta

Presidente do Uruguai, Tabaré Ramion Vezques Rosas, esteve com o Papa Francsico nesta manhã no Vaticano

Rádio Vaticano

A situação política nacional e regional, com especial referência ao desenvolvimento das instituições democráticas e a situação social e humanitária da América Latina – pautou o encontro do Papa Francisco com o presidente do Uruguai, Tabaré Ramion Vezques Rosas na manhã desta sexta-feira, 2, no Vaticano.

O diálogo evidenciou as boas relações existentes entre a Santa Sé e o Uruguai e o comum interesse pelo desenvolvimento integral da pessoa, o respeito dos direitos humanos e a paz social. Também foi dado destaque ao papel e à contribuição positiva das instituições católicas na sociedade uruguaia, especialmente na promoção humana, na formação e na assistência aos mais necessitados.

O presidente uruguaio chegou ao Vaticano acompanhado de sua esposa, María Auxiliadora Delgado, e um de seus filhos, Alvaro, assim como dos Secretários.

Na troca de presentes, Francisco recebeu do presidente uma típica ametista do país sul-americano, enquanto entregou a ele uma medalha de bronze e uma cópia de três documentos por ele escritos: Laudato Sii, Amoris laetitia e Evangelii Gaudium.

Enquanto entregava a Rosas este que é o conteúdo programático de sue pontificado, Francisco disse, com um tom de surpresa: “Ouvi que o Mujica falava na rádio da Evangelii Gaudium”. O Papa, de fato, encontrou o ex-presidente Mujica – com quem mantém relações de cordialidade e respeito – durante a audiência com os Movimentos Populares realizada recentemente no Vaticano.

Após o encontro com o Papa, Rosas se reuniu com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo