Grupo Santa Marta

Papa recebe membros de grupo dedicado ao combate ao tráfico humano

Grupo Santa Marta se reuniu no Vaticano para fornecer perspectiva mundial sobre o tráfico humano e formas modernas de escravidão

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 9, no Vaticano, membros do Grupo Santa Marta, composto por chefes de polícia, bispos, religiosas e representantes da sociedade civil unidos na luta contra o tráfico humano. O Santo Padre destacou a contribuição desse trabalho para enfrentar as causas e efeitos deste flagelo moderno que ainda causa tanto sofrimento humano.

O grupo esteve reunido entre ontem e hoje no Vaticano em uma conferência dedicada a fornecer uma perspectiva mundial sobre o tráfico de seres humanos e as modernas formas de escravidão. Francisco pontuou que as modernas formas de escravidão são bem mais difusas do que se possa imaginar, até mesmo dentro das mais prósperas das sociedades, o que é motivo de vergonha e escândalo.

Leia também
.: Na ONU, Santa Sé reitera necessidade de combate ao tráfico humano

“As iniciativas voltadas a combater o tráfico de pessoas humanas, em seu objetivo concreto de desmantelar as redes criminosas, devem sempre mais considerar os mais vastos setores correlatos, como, por exemplo, o uso responsável das tecnologias e dos meios de comunicação, além do estudo das implicações éticas dos modelos de crescimento econômico que privilegiam o lucro sobre as pessoas”, disse o Pontífice. 

Outro ponto mencionado pelo Papa em seu discurso foi a necessidade de ajudar as vítimas desses crimes, acompanhando-as em um caminho de reintegração social e de restabelecimento de sua dignidade humana. “A Igreja é grata por cada esforço feito para levar o bálsamo da misericórdia divina àqueles que sofrem, porque isso representa também um passo essencial para a recuperação e renovação da sociedade no seu todo”.

Liderado pelo arcebispo de Westminster, Cardeal Vincent Nichols, o Grupo Santa Marta foi lançado pelo Papa Francisco em 2014. Trata-se de uma parceria entre a Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales e a unidade de tráfico humano da Polícia Metropolitana de Londres, parceria essa estabelecida em 2012.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo