Debate

Brasil sedia encontro que discute medidas contra o tráfico humano

Encontro organizado pela Cáritas reúne representantes de vários grupos religiosos e de organizações que trabalham na erradicação do tráfico humano

Da redação, com Cáritas

O Brasil será palco de debate sobre o tráfico humano em suas mais diversas formas. O encontro organizado pela Cáritas Brasileira e Internacional é realizado de 10 a 14 de novembro em Brasília (DF). Trata-se de um encontro bienal da Rede de Organizações Cristãs contra o Tráfico de Seres Humanos (COATNET).

O debate será dividido em três pontos prioritários: o tráfico da indústria marítima, o tráfico de exploração trabalhista e o tráfico em situações de conflito/crise. Representantes de diversos grupos religiosos, além de organizações que trabalham para erradicar o tráfico de pessoas na América Latina e no Caribe, como a Aliança Anglicana e o Exército da Salvação, compartilharão experiências na luta contra o tráfico humano.

Entre os temas programados para serem discutidos nos painéis de debate, destacam-se o Tráfico de pessoas na América Latina e no Caribe — contexto, desafios e oportunidades de incidência; Incidência e desafios globais: Pacto Global sobre Migração, rotas seguras e legais para refugiados e migrantes.

O tráfico humano é uma forma moderna de escravidão, cujas vítimas mais frequentes são compostas por mulheres, crianças e adolescentes que são aliciadas para exploração sexual ou mão de obra escrava. A globalização — o fluxo intensificado de pessoas, capital e informação — gera grandes oportunidades no desenvolvimento internacional, mas também cria riscos e abre espaço para o crime organizado transnacional. O tráfico humano ocorre tanto no ambiente interno dos países quanto no âmbito internacional.

A Cáritas fará transmissão ao vivo deste evento por meio de sua página no Facebook (@caritasbrasileira) e pelo Instagram.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo