Santa Sé comunica

Papa se dispõe a visitar o Canadá em data a definir

Data da viagem deve ser oficializada em breve; visita deve ter como contexto também a questão da reconciliação com os povos indígenas

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A sala de imprensa da Santa Sé anunciou nesta quarta-feira, 27, que o Papa Francisco se dispôs a visitar o Canadá. A data deve ser oficializada em breve. A visita apostólica deve ter como contexto também a questão da reconciliação com os povos indígenas.

“A Conferência Episcopal do Canadá convidou o Santo Padre Francisco a fazer uma visita apostólica ao Canadá, também no contexto do processo pastoral, realizado há tempos, de reconciliação com os povos indígenas. Sua Santidade manifestou a disponibilidade de ir ao país em uma data que será fixada mais adiante”, comunicou a Santa Sé.

No final de maio deste ano, uma notícia chocante marcou o Canadá: foram encontrados os restos mortais de 215 crianças de uma escola residencial indígena. O Papa Francisco chegou a comentar o caso. “Acompanho com tristeza as notícias que chegam do Canadá sobre a descoberta chocante dos restos mortais de 215 crianças, alunos da Kamloops Indian Residential School (Escola Residencial Indígena Kamloops), na província da Colúmbia Britânica”, disse após o Angelus de 6 de junho. 

Na época, a Conferência Episcopal do Canadá também comentou com “profunda dor” a descoberta e se comprometeu na busca por cura e reconciliação para o futuro. 

A última viagem apostólica de Francisco foi realizada de 12 a 15 de setembro passado, quando esteve em Budapeste (Hungria) e na Eslováquia. Em março, visitou o Iraque e, em 2020, não houve viagem apostólica fora da Itália, em virtude da pandemia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo