Audiência

Papa recebe cerca de 300 atletas da equipe de natação italiana

“O vosso esporte faz-se na água, mas não é ‘líquido’, pelo contrario, é muito ‘sólido’, supõe empenho constante e forças de ânimo”, disse-lhes o Papa

Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu em audiência, neste sábado, 24, na Sala Clementina, a Federação Italiana de Natação, cerca de 300 participantes e atletas do Troféu  “Settecolli”, em curso em Roma.

“São dias de alegria e de entusiasmo  para vós e para os desportistas que vos seguem, porque o esporte é também festa”, disse o Papa no seu breve discurso, sublinhando que uma festa não está privada de  conteúdos, porque transmite valores cada vez mais necessários, numa sociedade como a nossa, que é definida “líquida”,  privada de pontos de referência seguros.

“O vosso esporte faz-se na água, mas não é ‘líquido’, pelo contrario, é muito ‘sólido’, supõe empenho constante e forças de ânimo. Por esta familiaridade que tendes com a água, apraz-me recordar as palavras de São Francisco de Assis: “Louvado seja o Senhor, pela água, a qual é muito útil, é humilde, preciosa e casta”.

O Papa reiterou que a água é vida, sem água não existe a vida e que falar de vida é falar de Deus, origem e fonte da vida, pois também a vida  cristã começa com o sinal da água, com o Batismo.

Depois acrescentou: “A água na qual nadais, mergulhais, jogais, boiais exige uma multiplicidade de atenções: o valor do corpo, que deve ser cuidado e não idolatrado; a necessidade da interioridade e a busca de sentido no que fazeis; a força e a coragem de resistência à fadiga; a visão clara de que abordagem procurar na vida e como atingi-la; o valor da autenticidade que quer dizer transparência, limpidez, pureza interior. No contato com a água, aprendeis a ter repugnância para com tudo o que polui, no esporte e na vida”.

O Papa terminou agradecendo aos dirigentes e atletas pela visita e a eles todos desejando  todo o bem pela sua atividade, as suas  famílias e os seus projetos.

“Que o Senhor  vos abençoe e vos dê sempre a alegria de fazer desporto juntos, num espírito  de fraternidade”, terminou o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo