Papa promove partida de futebol beneficente

Jogo será na próxima segunda-feira no Estádio Olímpico de Roma

Da Redação, com Rádio Vaticano

Foi apresentada nesta sexta-feira, 9, a partida de futebol promovida pelo Papa Francisco em prol da paz – “Unidos pela paz”. Será um jogo beneficente na próxima segunda-feira, 12, no Estádio Olímpico de Roma, com o objetivo de sustentar projetos educativos e sociais da Fundação “Scholas Occurrentes”.

Participarão da partida grandes campeões do futebol internacional e um aspecto peculiar será a promoção da cultura do encontro como uma experiência educativa vencedora, explica o presidente da Fundação Internacional “Scholas Occurrentes” de Direito Pontifício, José María del Corral.

“Por um lado, a novidade consiste na necessidade de fazer da ‘Cultura do Encontro’ uma experiência educativa vencedora, sobre a qual o Papa sempre repete: ‘a paz se constrói por meio da unidade, tornando a ‘Cultura do Encontro’ em uma realidade. Esta experiência, iniciada por Bergoglio, na Argentina, agora está sendo feita aqui com as crianças das escolas italianas. Além do mais, Francisco ensina que ‘o futebol nos ensina a trabalhar em equipe’.

Entre os jogadores de futebol que aderiram a esta iniciativa estão Manuel Iturbe, que joga no time do Roma. Ele sempre foi um dos protagonistas nas iniciativas beneficentes do mundo do esporte.
“Estes jogos para nós são uma coisa muito bela. Todos os jogadores querem participar. Eu já participei da iniciativa junto com verdadeiros campeões do futebol. E todos se sentiam felizes de poder colaborar. Por isso, qualquer jogador gostaria de participar de eventos como este promovidos pelo Vaticano”.

Por fim, um dos participantes na coletiva de Imprensa desta manhã foi o chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, que falou do esporte como um poderoso meio para aproximar os jovens dos valores fundamentais, como a paz e a solidariedade.

“É de uma importância decisiva porque busca atingir 50% da juventude do mundo que não tem acesso à educação. Naturalmente, esta iniciativa busca unir o esporte com a beleza e capaz de despertar em todos a importância de se educar aos valores morais e cristãos. Começamos, há três anos, com um encontro pela paz, um encontro esportivo gratuito. Assim continuamos a fazer nestes anos e se continuará, esperando envolver o maior número de jovens possível em todo o mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo