Celebração na Basílica de São Pedro está marcada para 23 de julho; Santa Sé recorda ainda as próximas viagens apostólicas
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
No próximo dia 23 de julho, o Papa Francisco presidirá a Missa pelo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A celebração será na Basílica de São Pedro, conforme calendário divulgado nesta terça-feira, 4, pela Santa Sé.
O calendário recorda ainda as próximas viagens apostólicas de Francisco. De 2 a 6 de agosto, ele irá a Portugal, para a Jornada Mundial da Juventude que será em Lisboa. E de 31 de agosto a 4 de setembro, será a vez de visitar a Mongólia.
O Dia dos Avós
O Dia Mundial dos Avós e Idosos foi uma data instituída pelo próprio Papa Francisco em 2021. Celebra-se, anualmente, no quarto domingo de julho, próximo à festa dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus.
Leia também
.: Papa: os idosos entregam um passado necessário para construir o futuro
“O Espírito Santo ainda desperta pensamentos e palavras de sabedoria nos idosos: sua voz é preciosa, porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos. Eles nos lembram que a velhice é um presente, e que os avós são o elo entre as diferentes gerações, para transmitir aos jovens a experiência da vida e da fé”, disse Francisco no Angelus de 31 de janeiro de 2021, quando anunciou a data.
Esta será a terceira vez que a data será celebrada. Para este ano, o Papa escolheu um tema que vem do Evangelho segundo Lucas: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50). A escolha se associa com o tema da Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontecerá em Lisboa entre os dias 1º e 6 de agosto.
Geralmente, uma celebração eucarística com o Papa marca a data e, no mundo todo, as pessoas são convidadas a promover gestos de valorização para com os avós e idosos.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida fornece às dioceses uma série de materiais e sugestões pastorais e litúrgicas, disponíveis no site do Dicastério. Entre as recomendações, vale a pena destacar a de visitar ou acompanhar os idosos sozinhos. Com efeito, a Igreja concede uma indulgência plenária para este ato, para aqueles que o realizarem perto do dia 23 de julho.